No último dia 21 de fevereiro, comemoramos 76 anos de um dos grandes feitos da FEB (Força Expedicionária Brasileira) durante sua atuação no maior conflito que a humanidade experimentou. No teatro de operações europeu, a FEB realizou a sua mais importante conquista aqueles campos de batalha, a tomada do Monte Castelo. Uma das batalhas mais sangrentas enfrentadas pela Força Expedicionária Brasileira, a FEB era constituída por oficiais e voluntários que se alistaram com intuito de lutar contra o nazi-fascismo que tomava a Europa, e sacrificaram suas vidas afim de lutar pela liberdade. Os brasileiros, em sua maioria, estavam despreparados para adentrar o conflito, tendo equipamentos em muito inadequados á missão que lhes era delegada, as forças brasileiras receberam treinamento e equipamentos dos norte americanos. Receberam de armamentos á uniformes, pois as tropas brasileiras estavam adequadas a atuação em clima tropical e seus fardamentos não eram adequados para enfrentar o rigoroso inverno europeu.
|
General alemão negocia sua rendição as tropas da FEB |
A FEB estava subordinada ao 4º Corpo do 5º Exército americano e foi enviada para os campos de batalha na Itália para ajudar a conter o avanço das forças alemãs em direção à França. Antes da vitória final, em 21 de fevereiro, ocorreram outras três tentativas. O comando americano definiu que no dia 19 de fevereiro teria início a nova ofensiva que ficou conhecida como "Operação Encore". A missão da FEB era tomar o controle de Monte Castelo, pois representava uma posição estratégica, já que se encontrava no caminho para Bolonha, cidade que representaria uma importante conquista para as forças aliadas. No dia 21, a FEB derrotou os alemães. A tomada do Monte Castelo ficou conhecida como a sua mais importante conquista.
Alguns meses depois, em 8 de maio de 1945, a Alemanha se rendeu e chegou ao fim a Segunda Guerra Mundial na Europa. Os pracinhas da FEB retornaram ao Brasil e aqui foram recebidos com muita festa. A segunda guerra seria totalmente encerrada 4 meses mais tarde, pois os japoneses ainda não haviam aceitado a derrota e lutavam ferozmente, mesmo frente ao avança norte americano no Pacífico. O ataque com atômico a Hiroshima e Nagasaki mostrou ao mundo o poder destrutivo dos EUA e levaram finalmente à rendição dos japoneses em 2 de setembro de 1945.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário