A Top Aces Corp. anunciou na última sexta-feira (29), que recebeu o primeiro de lote de F-16 A/B "Netz" oriundos de Israel. O primeiro lote foi entregue ao "Centro de Excelência F-16", voltado para treinamento como adversários localizado em Mesa no Arizona, tornando a "Top Aces" a primeira provedora de treinamento aéreo comercial do mundo a operar com caças F-16.
No comunicado à imprensa anunciando sua chegada, o presidente da Top Aces Corp., Russ Quinn disse:
“Nossa visão é ser o fornecedor mais confiável de soluções inovadoras de treinamento de combate em uma indústria altamente especializada onde a experiência é importante. Adquirimos nossa frota de F-16 para cumprir nossa visão de treinar a próxima geração de pilotos aqui nos Estados Unidos ”, e acrescentou,“Nos últimos quinze anos, a Top Aces treinou pilotos de maneira eficaz e econômica em forças aéreas de todo o mundo. Estamos entusiasmados em nos juntar à USAF e trazer capacidade aérea adversária profissional e altamente confiável para os EUA ”.
O anúncio de sua chegada ocorre logo após o Ministério da Defesa de Israel anunciar que um “ acordo sem precedentes ” foi assinado para a venda de 29 aeronaves F-16 A/B "Netz" desativados da Força Aérea de Israel para Top Aces. Os F-16 serão usados para treinamento como adversários junto a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), a US Navy e o Departamento de Defesa a partir deste ano.
Embora nem a Top Aces, nem o Ministério da Defesa israelense tenham revelado quantos F-16 "Netz" foram entregues no primeiro lote, as fotos divulgadas pelo Ministério da Defesa israelense com o anúncio mostram três aeronaves da variante F-16A e uma na variante F-16B, sendo carregados a bordo de um An-124 ucraniano no aeroporto Ben Gurion.
Seus números de série os identificam como aeronaves originalmente vendidas para Israel sob a venda Peace Marble I que entregou os primeiros F-16 Netzs de Israel entre 1980 e 1981, com todos os F-16A sendo veteranos de combate com "Kills" (abates) confirmados. O F-16A “129” em particular participou da "Operação Opera", o ataque de 1981 que destruiu o reator nuclear iraquiano de Osirak, sendo o quarto dos oito F-16 a lançar suas bombas no reator em construção, confira nossa matéria sobre essa ousada ação israelense: "Operação Ópera" - O ousado ataque israelense à usina nuclear iraquiana.
O Veterano F-16A Netz "129" participou da "Operação Ópera" |
A Top Aces diz que os F-16s serão atualizados com radares AESA (Active Electronically Scanned Array), sistemas de sinalização montados em capacetes, data-links e capacidade de mísseis BVR para desempenhar seu novo papel como agressores. De acordo com a empresa, esse formidável conjunto de atualizações permitirá um treinamento aéreo adversário “incomparável”.
GBN Defense - A informação começa aqui
com agências
0 comentários:
Postar um comentário