A Comissão Líbano XVII, marcou o encerramento dos nove anos de atuação brasileira naquela missão da ONU, onde pela primeira vez uma missão marítima foi comandada por uma nação extra-OTAN, onde foram realizadas nesta última comissão, 23 patrulhas, com a marca de 160 dias de mar, dos quais 110 operando na zona de patrulha libanesa, com 33 mil milhas náuticas navegadas, em pouco mais de nove meses de missão.
Nosso editor, Angelo Nicolaci, esteve presente a cerimônia de recepção da "FINDEP" (como a "Independência" é chamada pelos seus tripulantes) e sua tripulação, composta por mais de 200 militares, entre homens e mulheres, os quais honraram o nome e as tradições de nossa nação.
Após o cerimonial, o "CON" deu uma breve coletiva aos jornalistas presentes, onde destacou o sucesso da atuação brasileira à frente da FTM, a qual o comando agora será transferido à Marinha Alemã, que assumirá o comando da UNIFIL. Porém, deixou claro que, embora não venhamos a destacar navios para aquela missão, a mesma ainda conta com a participação de militares brasileiros, ressaltando que dentre os pontos que levaram a retirada de nossos meios navais daquela missão, se deve as questões logísticas, e a revisão estratégica realizada recentemente, a qual visa focar no entorno estratégico brasileiro, com nossa Marinha se preparando para atuar no Golfo da Guiné e no Chifre da África, combatendo a ameaça representada pelo contrabando de ilícitos e a pirataria. Lembrando que o Brasil esta presente em oito das doze missões de paz em andamento no âmbito da ONU ao redor do mundo.
A Marinha do Brasil demonstrou mais uma vez os rigorosos procedimentos de combate ao COVID-19, onde durante a chegada, os familiares não puderam realizar a tradicional recepção no cais, mas aguardaram em seus carros no estacionamento, assim evitando aglomeração, sendo restrito a presença de apenas duas pessoas por veículo, além de ter disponibilizado transporte para pontos estratégicos aos tripulantes que assim optassem.
Os tripulantes, bem como seu comandante, o Capitão-de-Fragata André Felipe R.F. de Carvalho, terão alguns dias de descanso até o regresso as suas atividades e preparativos para nova comissão, devendo regressar à bordo no dia 6 de janeiro.
Em breve traremos uma matéria especial sobre a UNIFIL, com um rico conteúdo e entrevistas com vários personagens destes 9 anos de atuação brasileira naquela missão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário