A Marinha do Brasil (MB), por meio do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), dará mais um significativo avanço no processo de construção para a entrega do Submarino “Tonelero” (SBR-3), o terceiro dos quatro submarinos convencionais da Classe Riachuelo desenvolvidos pelo programa.
Na última sexta-feira (16), a empresa Itaguaí Construções Navais (ICN) iniciou a operação de transferências da seção S2A, do Submarino ”Tonelero”. A primeira unidade transportada pesa 327 toneladas e possui 18,29 metros de comprimento. Na quinta-feira (22), foi realizada a transferência das seções de vante (S2B, S3 e S4) já integradas, pesando 619 toneladas, com 39,86 metros de comprimento e 12,30 metros de altura, que serão transportadas por um veículo especial de 320 rodas. O trajeto terá início na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) e terminará no Estaleiro de Construção (ESC) do Complexo Naval de Itaguaí.
A duração do translado foi de aproximadamente nove horas. A atividade exige um complexo planejamento, entre outras ações, a adequação de trechos da rede elétrica, em relação à seção de maior altura, e interrupções pontuais do tráfego na BR-493, com o apoio e coordenação da Polícia Rodoviária Federal e da Prefeitura Municipal de Itaguaí.
A operação de transferência das seções será realizada em três etapas. Ainda no mês de outubro ocorrerá o transporte da última seção de Ré (S1), que pesa 160 toneladas, com 13,47 metros de comprimento. A chegada das unidades no Estaleiro de Construção marca o início do processo de montagem final do Submarino “Tonelero”, previsto para ser integrado em dezembro de 2020 e lançado ao mar no segundo semestre de 2021.
Seguem algumas imagens deste importante marco para nossa Marinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário