Fruto do Programa FX/FX-2, o qual se arrastou por décadas até a definição e assinatura do contrato, a qual ocorreu em 2014, o SAAB Gripen E/F será o mais moderno vetor operado na América Latina, contando com uma avançada e moderna aviônica e sensores de última geração, projetando a Força Aérea Brasileira no século XXI, cobrindo uma enorme lacuna tecnológica, tendo em vista décadas sem o devido investimento federal na aquisição de meios modernos para equipar nossa aviação de caça.
A aeronave foi transladada por via marítima, primeiro para evitar o pedido de uma série de autorizações de sobrevoo de espaço aéreo ao longo do caminho entre a Suécia e o Brasil, segundo os custos da operação e a necessidade de envio de todo aparato de apoio da aeronave, sendo a escolha acertada. O Gripen-E, denominado F-39 no Brasil, embarcou em 29 de agosto chegando neste domingo 20 de setembro.
O primeiro dos 36 exemplares adquiridos pelo Brasil, no entanto não será entregue imediatamente a Força Aérea Brasileira, sendo este exemplar destinado primeiramente para o cumprimento das etapas de avaliações e certificações em voo, mas no próximo ano os primeiros exemplares deverão ser entregues ao setor operativo da FAB, onde iniciarão sua carreira sob o nosso "cocar" e ganhando os céus do Brasil. Os primeiros exemplares serão certificados IOC (Initial Operation Capability), assim como ocorre com os novos KC-390 Millennium. Ao todo o primeiro lote será composto por 28 exemplares monoposto (Gripen-E) e 8 exemplares da variante biposto (Gripen-F) esta sendo desenvolvida especialmente para atender a demanda brasileira, onde participam muitos engenheiros e técnicos brasileiros no desenvolvimento.
É provável que em breve o Brasil assine a aquisição de um segundo lote de aeronaves F-39 Gripen, porém, ainda não há definições sobre quando e quantos exemplares de cada variante estarão envolvidos neste novo contrato, deixando espaço para muita especulação nas redes sociais e fóruns. Porém, dada as necessidades apresentadas pela FAB e a idade avançada de grande parte de seus vetores, a decisão não deve tardar muito.
A programação aponta que o primeiro voo do F-39 Gripen-E FAB4100, deverá ocorrer na próxima sexta-feira (25), quando deverá seguir para as instalações da Embraer e Saab em Gavião Peixoto após ter sua montagem e check-list concluídos.
Em breve lançaremos uma série de matérias especiais sobre o programa FX, aquisição e desenvolvimento do Gripen-BR.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário