Pela primeira vez, a Ministra da Defesa Klaudia Tanner (ÖVP) comentou oficialmente sobre o interesse da Indonésia em comprar nossos 15 Eurofighters - e deseja entrar em negociações de vendas específicas com seu homólogo Prabowo Subianto. No fundo, no entanto, o Estado-Maior Geral está examinando como o acordo surpresa com a Indonésia poderia prosseguir.
O que começou há dois meses com uma carta misteriosa da Indonésia está agora se transformando na melhor chance da Áustria de realmente se livrar dos não amados Eurofighters: a Ministra Klaudia Tanner agora respondeu ao seu homólogo indonésio Prabowo Subianto pela primeira vez e anunciou que deseja entrar em negociações de vendas específicas com ele . Ao mesmo tempo, ela ordenou que seu Estado-Maior preparasse tudo para a venda recomendada. Na direção da Indonésia, foi dito: "Estamos felizes em aceitar seu interesse em adquirir os quinze Eurofighters austríacos para modernizar sua frota aérea."
Em comparação com o “Krone”, Klaudia Tanner confirmou a sua vontade de se livrar do Eurofighter após apenas 15 anos de operação : “Após um exame intensivo, o Estado-Maior confirmou a autenticidade da carta e recomendou que aproveitássemos qualquer opção de venda”, disse Tanner. “Agora estamos informando a Indonésia que examinaremos a venda legalmente e manteremos conversas com todos os envolvidos. Essa é nossa responsabilidade para com todos os contribuintes - e a saída do sistema Eurofighter é o nosso objetivo declarado. No entanto, também está claro que qualquer venda é muito complexa e difícil devido ao acordo gag de Darabos. "
“As vidas dos pilotos estão em risco”
Como um lembrete: os Eurofighters austríacos são tudo menos novos. Eles pousaram em Zeltweg pela primeira vez em 2007 e têm cerca de um terço de sua vida útil para trás. As ondas no parlamento indonésio já estão altas. Representantes dos partidos da oposição acusaram o ministro da Defesa, Subianto, de violar a lei e de pôr em perigo a vida de pilotos se comprasse Eurofighters usados da Áustria. Há muita polêmica política aqui, os jatos da Áustria estão entre os mais bem conservados do mundo.
A saída para o dilema de Tanner com a Airbus
Airbus tem tentado ganhar uma posição com seu Eurofighter na Ásia, especialmente na Indonésia. Naquela época, a Indonésia buscava novos jatos, a escolha recaiu sobre o russo Su-35. Mas o acordo com a Rússia está suspenso há dois anos. As sanções dos EUA, que são eficazes na compra de equipamento militar russo, impedem isso até hoje. De repente, o Eurofighter estava de volta ao jogo. A Áustria quer se livrar deles, a Indonésia gostaria deles - isso se encaixa. Nos próximos dias, a carta de Tanner escrita na sexta-feira será traduzida e entregue à embaixada da Indonésia. Então, os moinhos da diplomacia começam a funcionar.
(Fonte: https://www.krone.at/2223112, tradução automática)
Nota do editor: a compra do Eurofighter pela Áustria está cercada de incertezas, inclusive de suspeitas de corrupção. Os austríacos querem se livrar dos Eurofighter faz tempo.
A versão usada pela Áustria é do primeiro lote, limitado a missões a-ar. Não tem sequer o IRST PIRATE que equipa a maioria dos Eurofighter!
Nenhum comentário:
Postar um comentário