Durante esta manhã (4), estive fazendo minha leitura em várias fontes internacionais sobre assuntos de defesa, conforme procuro fazer todos os dias, e me deparei com algumas informações muito interessantes e que pensei em compilar, dando origem ao presente artigo, o qual pode trazer a tona algumas importantes discussões sobre diversos aspectos, desde os operativos, até os logísticos e de possibilidades futuras de mercado para frota de escoltas britânicos em ofertas futura ao escasso mercado de compras de oportunidade para meios navais.
É bom salientar que essa informação influi de certa forma sobre o estado de cada meio aqui elencado, o que por si só, não representa que um determinado navio com mais dias de mar, não possa apresentar melhores condições se comparado com outro que tenha tido menos dias de mar. Mas, aponta um importante raio-x sobre seu ciclo de vida operacional, lembrando que de acordo com as necessidades tais meios podem passar por PME (Período de Manutenção Extraordinário) afim de realizar alguma correção que se faça necessária, bem como realizar algum tipo de serviço a bordo que não possa ser realizado em serviço, o que pode ocorrer entre o PMG (Período de Manutenção Geral) programado para este navio, resultando num melhor estado geral de conservação. Estes dados de PME e PMG dos meios que citarei aqui neste artigo, ainda não estão em minha posse, mas estou acionando meus contatos para assim que possível complementar este trabalho.
O ciclo operacional de cada navio é regido por uma série de fatores, os quais envolvem diferentes níveis de prontidão, constantes em seus programas pré-estabelecidos, os quais determinam as comissões que o meio irá integrar, constando nesta programação exercícios, manobras conjuntas e patrulhamentos, a programação de um navio é constantemente atualizada, o qual mantém mesmo quando atracado em sua base um nível mínimo de prontidão para o emprego, aqui no Brasil no meado do segundo semestre, vimos a necessidade de alterar a programação de exercícios e manobras de nossa Esquadra, a qual se deveu a necessidade de enviar meios para lidar com as manchas de óleo que atingiram o litoral nordeste do Brasil, resultando no execução da "Operação Amazônia Azul, mar limpo é vida", na qual foram inseridos os meios destinados originalmente a manobra anfíbia anual "Operação Dragão".
Retornando ao nosso presente foco, a programação do navio envolve os períodos de manutenção geral (PMG), os quais seguem um estudo que determina os ciclos em que há necessidade de docar o navio e o mesmo ser submetido a um processo de manutenção bastante extenso, o qual geralmente o mesmo recebe atualizações e modificações identificadas como necessárias para manter o nível de capacidade operativa do navio, as quais não demandam grande urgência que justifique a necessidade de um PME. Por fim, existe o planejamento logístico e de pessoal de tais meios.
Os números abaixo representam dias de mar no período compreendido entre 2015-2018, no caso das fragatas Type-23, e no período de 2015-2019 para os Destroyers Type-45, contabilizando os períodos que os mesmos estão operando no mar, mesmo que ao largo de portos, e em suas escalas previstas em portos estrangeiros, tendo em vista o perfil de operação desempenhado pela Royal Navy no âmbito de seus interesses, seus compromissos com a OTAN e a ONU.
Fragatas Type 23:
FRAGATA
|
2015
|
2016
|
2017
|
2018
|
HMS ARGYLL
|
25
|
0
|
111
|
141
|
HMS IRON DUKE
|
85
|
132
|
94
|
0
|
HMS KENT
|
124
|
67
|
0
|
57
|
HMS LANCASTER
|
157
|
0
|
0
|
0
|
HMS MONMOUTH
|
68
|
113
|
209
|
131
|
HMS MONTROSE
|
0
|
0
|
41
|
145
|
HMS NORTHUMBERLAND
|
48
|
0
|
0
|
117
|
HMS PORTLAND
|
107
|
176
|
41
|
0
|
HMS RICHMOND
|
180
|
73
|
51
|
0
|
HMS SOMERSET
|
131
|
113
|
95
|
60
|
HMS ST ALBANS
|
122
|
136
|
138
|
120
|
HMS SUTHERLAND
|
127
|
127
|
103
|
166
|
HMS WESTMINSTER
|
0
|
0
|
126
|
152
|
Com base na tabela acima, chegamos ao seguinte score:
FRAGATA
|
TOTAL DIAS DE MAR
| |||
HMS ARGYLL
|
277
| |||
HMS IRON DUKE
|
311
| |||
HMS KENT
|
248
| |||
HMS LANCASTER
|
157
| |||
HMS MONMOUTH
|
521
| |||
HMS MONTROSE
|
186
| |||
HMS NORTHUMBERLAND
|
165
| |||
HMS PORTLAND
|
324
| |||
HMS RICHMOND
|
304
| |||
HMS SOMERSET
|
399
| |||
HMS ST ALBANS
|
516
| |||
HMS SUTHERLAND
|
523
| |||
HMS WESTMINSTER
|
278
|
Em verde assinalei as quatro fragatas que tiveram menos dias de mar no período 2015-2018, enquanto em vermelho estão assinalados os quatro navios que tiveram mais dias de mar neste período. Cabe ressaltar, que mesmo estando atracados em sua base, os navios passam por todo tipo de testes e exercícios de prontidão de sistemas e procedimentos operacionais, com constante adestramento de tripulações, não apenas as que irão tripular tais navios, mas muitas vezes esses meios são destacados para servir de "laboratório" para qualificação de pessoal que irá embarcar em outro navio da classe, tendo em visto a escassez de pessoal que enfrenta atualmente a Royal Navy, levando a mesma a manter muitos de seus navios na base por falta de pessoal qualificado suficiente para completar a dotação básica necessária para que o navio possa participar de uma comissão ou integrar uma Task Force.
Destroyers Type 45:
DESTROYER
|
2015
|
2016
|
2017
|
2018
|
2019 TOTAL
|
HMS DARING
|
48
|
148
|
85
|
0
|
0 281
|
HMS DAUNTLESS
|
114
|
2
|
0
|
0
|
0 116
|
HMS DIAMOND
|
27
|
118
|
116
|
99
|
14 374
|
HMS DRAGON
|
69
|
56
|
56
|
145
|
163 489
|
HMS DEFENDER
|
106
|
115
|
0
|
84
|
183 488
|
HMS DUNCAN
|
188
|
86
|
107
|
135
|
153 669
|
No caso dos Destroyers Type-45, observamos que os mesmos tem sido extensamente empregados, com HMS Dauntless apresentando no período de 2016 apenas dois dias de mar, enquanto no período de 2017-2019, o mesmo não registrou nenhum dia de mar. Tal fato se deve ao emprego do HMS Dauntless, bem como do HMS Daring no adestramento e qualificação de tripulações para os demais Type-45, devendo o mesmo realizar rodízio com outra Type-45 neste ano de 2020, retornando as atividades no mar, o mesmo esta previsto para ocorrer com HMS Daring no meado de 2021.
Tais dados são interessantes, devendo resultar em artigos posteriores aprofundando um pouco mais na análise, mas que acredito já seja um ponto de partida para discussões sobre as futuras oportunidades de aquisição de alguns exemplares das fragatas Type-23, que deverão começar a surgir em meados de 2022.
por: Angelo Nicolaci
GBN Defense - A informação começa aqui
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Tais dados são interessantes, devendo resultar em artigos posteriores aprofundando um pouco mais na análise, mas que acredito já seja um ponto de partida para discussões sobre as futuras oportunidades de aquisição de alguns exemplares das fragatas Type-23, que deverão começar a surgir em meados de 2022.
por: Angelo Nicolaci
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