A Marinha Portuguesa informou no dia 4 de Junho, que o quinto e último helicóptero Lynx Mk.95 (n/c 19203) da sua Esquadrilha seguiu para passar pelo programa de modernização, juntando-se assim aos quatro exemplares restantes, que se encontram em diferentes fases do processo de modernização, serviço que vem sendo realizado nas instalações da Leonardo em Yeovil, Reino Unido.
O primeiro Lynx Mk.95 a ser submetido aos trabalhos de modernização (n/c 19204) sendo elevado ao padrão Mk.95A realizou já o primeiro voo em 14 de Fevereiro deste ano, estando sua entrega à Marinha prevista até ao final deste semestre.
Último Linx português seguindo para as instalações da Leonardo em Yeovil |
O programa de modernização visa a atualização destas aeronaves, de forma a manter uma capacidade que confira um maior espectro operacional à Marinha, cumprindo ao mesmo tempo os requisitos de desempenho e interoperabilidade no “Céu Único Europeu”. Além de receber uma nova aviônica, sistemas de comunicações e de navegação, os trabalhos de modernização incluem substituição dos motores, adotando uma nova motorização com duas turbinas LHTEC CTS800-4N, sistema de amortecimento de vibrações do rotor principal e um novo guincho de salvamento.
Esta reportagem é fruto da parceria entre o GBN Defense e o site luzitano Pássaro de Ferro, uma contribuição de nosso grande amigo, fotojornalista Paulo Mata, que baseado na Europa, acompanha de perto tudo que acontece no velho continente.
GBN Defense & Pássaro de Ferro - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário