O MIG-35, caça russo multirole de 4ªG++, tem adicionado novos recursos para auxiliar seus pilotos a voar com facilidade em
situações diferentes e difíceis. Um desses recursos incorporados ao MiG-35
é o assistente de voz, que pode fornecer várias recomendações ao piloto durante
uma situação difícil e potencialmente perigosa.
O
piloto de testes da RAC-MiG, Dmitry Selivanov, disse que o novo assistente de
voz, chamado oficialmente de "Rita", pode sugerir e até orientar o
piloto sobre as medidas necessárias durante uma situação específica.
"Tudo
no novo caça visa auxiliar o piloto diante de uma situação crítica, podendo até
sugerir o que deve ser feito. Além disso, um sistema especializado está sendo
desenvolvido, o que direcionará o piloto em situações difíceis. Nós a chamamos
de "Rita", a comunicadora de voz. Sua voz permanece agradável e
calma, mesmo que um incêndio atinja o motor. Ela não fala o tempo todo; ela
apenas faz recomendações se o avião se aproximar de algumas restrições. Também
são fornecidas orientações durante o combate", explicou Dmitry Selivanov.
Segundo
Selivanov, a demonstração do novo assistente de voz nas mais recentes aeronaves
de combate da MiG desenvolvidos nas variantes monoposto vem progredindo sem
problemas. A situação mais difícil que um piloto provavelmente enfrentará
no ar, atualmente está sendo testada no solo através de simuladores. Algumas
das situações que estão sendo replicadas incluem o corte de um mecanismo ou a
falha de um sistema chave.
"É
claro que ninguém testaria essas emergências em voo. O mais importante é que o
piloto de teste esteja sempre pronto para qualquer desenvolvimento. Para
garantir isso, ele deve ser bem versado no equipamento técnico. Nada sério
aconteceu com o MiG-35 ainda. Haviam apenas alguns problemas de rotina, que foram
ajustados posteriormente", afirmou Selivanov.
Apresentado
no Aero-India de 2007, o caça russo também esteve na disputa pelo contrato
bilionário da Força Aérea Indiana (IAF), a qual pretendia adquirir um total
estimado inicial de 126 aeronaves de combate, no qual o MiG-35 foi
eliminado e o Dassault Rafale saiu vencedor, porém, o número ficou em apenas 36
aeronaves encomendadas, e já se estuda lançar um novo programa de aquisição de
aeronaves, afim de atender a grande demanda da IAF para renovação de sua frota.
Após
o revés na disputa indiana, os russos voltam com uma nova proposta afim de
disputar o novo contrato da IAF, agora os russos da RAC-MIG alegam que o MiG-35
evoluiu muito desde a primeira disputa, tendo se tornado uma aeronave
completamente nova, comparável aos seus principais concorrentes no mercado
internacional. Vamos aguardar as avaliações e relatórios da IAF com relação as
propostas e o desempenho dos vetores que disputam o contrato para substituir os
veteranos MIG-21 indianos.
GBN
Defense - A informação começa aqui
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