O mais antigo navio de guerra
de primeira linha do Reino Unido celebrou seu 39º aniversário nesta quinta-feira
(11), o qual se mantém em operações no Golfo.
E enquanto pode ser “velho” por fora, sua
construção em plástico reforçado com vidro, conta com modernos sistemas e
tecnologia embarcada em seu casco de 60 metros de comprimento, os quais foram
constantemente renovados e atualizados, para que sua tripulação composta por 50
pessoas possa contar com a mais avançada tecnologia para lidar com as mais
recentes ameaças representadas por minas marítimas.
O navio da classe “Hunt” foi encomendado no
último dia de março de 1977, custando 65 milhões de libras, o que hoje representaria
mais de 360 milhões
de libras, tornando o HMS “Ledbury” o navio mais caro da frota por metro
quadrado. A Vosper levou mais de dois anos para concluir sua construção, com
navio sendo lançado em dezembro de 1979, comissionado em junho de 1981.
Quando o navio entrou em serviço, ela podia
varrer minas, empregando o método tradicional de eliminar a ameaça, usando sistemas
mecânicos, magnéticos e acústicos para tornar as minas inofensivas.
Ele poderia caçá-las individualmente, usando
cargas explosivas colocadas por mergulhadores ou submersíveis para detonar os
dispositivos com segurança.
À medida que as minas se tornam mais avançadas, a caça às minas passou para a história na Royal Navy, mas a caça-minas continua, embora hoje conte com uma tecnologia muito diferente da que empregava em 1981.
Utilizando o Sonar 2193 para localizar as
minas, e um pequeno submersível SeaFox que identifica (via link de CCTV) e as
neutraliza ... ou um mergulhador de desminagem, que é capaz realizar o serviço manualmente
... ou recupera a mina se for de um novo tipo para ser analizada.
Seu último comandante, Matt Ellicott, disse
que seu navio tem “39 anos e ainda muito
jovem, se mantendo na ponta de lança, cumprindo as operações, independentemente
das condições ou do clima.
"Sua excelente condição e prontidão
duradoura são uma prova do preparo e capacidade das tripulações anteriores e
presente, além da equipe de engenharia e de suporte na manutenção do seu estado
atual."
O navio serviu nas duas guerras do Golfo,
quando o perigo das minas foi tão grande quanto as últimas décadas, e está
estacionado no Bahrein como parte de uma flotilha britânica de caça a minas
desde 2017.
Desde então, o navio opera em estreita
colaboração com outros caça minas do Reino Unido, a Quinta Frota dos EUA, além
de marinhas regionais, especialmente Omã, Emirados Árabes Unidos, Catar e
Kuwait, somando aos esforços de aliados para apoiar a segurança contínua das
rotas marítimas no Oriente Médio.
Em breve deve passar as tarefas ao seu navio
irmão HMS “Chiddingfold”, que partiu de Portsmouth na última quarta-feira (10)
e iniciar uma jornada de aproximadamente 10.000 quilômetros de volta ao Reino
Unido.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Royal Navy
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