Enquanto a USAF segue em ritmo acelerado para substituir boa parte das suas aeronaves táticas dos idos da Guerra Fria, com o F-22A e o F-35A já em plena operação, e a US Navy fazendo o mesmo com seus F-35B, F-35C, F-18E/F e EA-18G, o US Army segue ainda com seus AH-64 Apache e UH-60 Blackhawk como suas aeronaves de asas rotativas padrão de ataque e transporte, respectivamente.
O US Army está bem ciente que, apesar de serem excelentes plataformas, ambos já sentem o peso da idade. Para remediar a situação, estão em andamento os programas FARA (Aeronave Futura para Reconhecimento Armado), FLRAA (Aeronave Futura de Assalto de Longo Alcance), ambos parte do FVL (Transporte Vertical Futuro).
Bell 360 Invictus |
Se tudo seguir conforme o planificado nos cronogramas apresentados, os testes comparativos do FARA e do FLRAA devem ter início em 2022, com as avaliações sendo finalizadas em 2024, quando deverá ser definido os vencedores de ambos programas.
S-97 Raider |
A escolha não deve ser simples - enquanto um tem, teoricamente, um caminho mais fácil de desenvolvimento devido à tecnologia mais madura, o "Raider" oferece vantagens em desempenho e alcance. Enquanto o "Defiant" oferece características de agilidade similares à de um helicóptero tradicional, o "Valor" oferece velocidade, alcance e altitude operacional consideravelmente melhores (fichas técnicas dos protótipos seguem ao final do artigo).
SB-1 Defiant |
A primeira é que o FVL não é o único processo do US Army em andamento, há também o ERCA (Artilharia de Tubo de Alcance Estendido), o LRPF (Fogo de Precisão de Longo Alcance), LRHW (Arma Hipersônica de Longo Alcance), NGSW (Armas de Esquadrão de Próxima Geração)... todos de alta importância, dada a obsolescência em lote dos sistemas do US Army, e todos competindo por orçamentos e pessoal cada vez mais escassos. É improvável que todos sigam dentro do cronograma, e é improvável que nenhum deles seja cancelado ou tenha o escopo reduzido, trabalhando lado a lado com as plataformas que deveriam substituir, assim como foi o F-22 na USAF, que segue lado a lado com o F-15.
V-280 Valor |
CONCLUSÃO
O US Army tem, possivelmente, os meios mais antigos dentre os grandes ramos das Forças Armadas americanas; enquanto a USAF substituiu boa parte dos seus meios mais antigos, e segue na substituição dos bombardeiros e aviões-tanque, a US Navy está colocando em uso novos caças táticos, submarinos e NAe (Navios-Aeródromo), o US Army segue com basicamente as mesmas plataformas, com apenas alguns sistemas relativamente recentes, como o APC (Veículo Blindado de Transporte de Tropas) Stryker e o JLTV (Veículo Tático Leve Conjunto).
A consequência primeira desse atraso na substituição de tantas plataformas é a obsolescência em bloco, que gera a necessidade de tocar vários processos de seleção de novas plataformas simultaneamente. O fato de que o orçamento militar dos EUA corre um sério risco de ficar estagnado e até mesmo diminuir nos próximos anos complica ainda mais a situação.
Tabela 1. Velocidades e alcances dos concorrentes no FARA e FLRAA
Por: Renato Marçal
GBN Defense - A informação começa aqui
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