Muito longe de ver a aposentadoria, após quase 70 anos do início de sua produção, um dos mais antigos e icônicos bombardeiros norte americanos ainda em operação, os vetustos Boeing B-52 "Stratofortress", irão passar por mais uma modernização, onde terão seus motores Pratt & Whitney TF33 substituídos por novos motores a ser definidos pelo programa lançado pela USAF, do qual concorre as gigantes do setor General Electric, Rolls-Royce e a Pratt & Whitney, que disputam o contrato milionário para equipar toda frota composta atualmente por 76 bombardeiros B-52H com novos motores, com contrato previsto para junho de 2021.
A USAF emitiu o RFP (Request for Proposal - Requisição de Propostas) para o Programa de Substituição de Motores do B-52 para as três empresas no dia 19 de maio. Os fabricantes de já estão sob contrato para criação de protótipos digitais e têm até 22 de julho para enviar suas propostas finais.
O B-52H esta equipado com oito motores Pratt & Whitney TF33, um motor projetado nos idos da década de 60, e já recebeu algumas melhorias ao longo de sua vida, porém, o peso da idade já começa a pesar, e apesar das propostas realizadas pela P&W em 2015 para incorporar um kit de melhorias aos vetustos TF33, a USAF optou pela adoção de um novo propulsor ao seu bombardeiro estratégico. Está prevista a encomenda de 608 novos motores, além de peças de reposição e suporte, rendendo um atrativo contrato ao vencedor dessa concorrência.
A GE Aviation tem como resposta as necessidades da USAF, os motores CF34-10, um confiável motor muito conhecido por nós brasileiros, sendo adotado pela família de jatos comerciais brasileiros Embraer 190/195. A GE possui larga experiência no que tange a condução de programas de remotorização, tendo participado de vários programas similares da USAF, além de ser o principal fornecedor de motores da frota de aeronaves militares dos EUA.
CF-34-10e proposto pela GE |
A Rolls-Royce oferece seu motor F130, um motor confiável e comprovado, desenvolvido a partir do BR725 que já está em produção comercial.
A Pratt & Whitney, fabricante do TF33 que atualmente equipa o B-52, traz o PW800 como sua solução as necessidades da USAF, apontado como a fabricante como uma ótima solução que aia baixo custo de aquisição/operação, manutenção simples e alto índice de confiabilidade, oferecendo alto desempenho capaz de manter o B-52 operando até a década de 2050.
PW800 é a solução da Pratt & Whitney |
A Força Aérea planeja operar seus B-52H até a década de 50!!! Isso mesmo, o B-52H deverá atingir a marca de 100 anos em operação desde o primeiro exemplar produzido. Para isso, a USAF vê novos motores comerciais como uma maneira de reduzir o consumo de combustível e o custo de manutenção/operação de seu bombardeiro.
Ao lado do soviético TU-95 Bear que realizou o primeiro voo meses depois do B-52H, o "Stratofortress" é considerado a Rainha Elizabeth II da aviação militar, já tendo voado mais conflitos que qualquer aeronave hoje em serviço no mundo, já tendo dividido os céus com várias gerações de aeronaves, mas segue firme rumo ao centenário, se mantendo um meio estratégico do qual os EUA não abrem mão.
Por Angelo Nicolaci
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