O Advanced Vertical Strike (AVS) foi um projeto conjunto de desenvolvimento entre os Estados Unidos e a Alemanha Ocidental em meados dos anos 60. O objetivo era desenvolver uma aeronave V/STOL com asa de geometria variável, a qual teria uma concepção bastante avançada para seu tempo, impulsionada por dois motores principais de empuxo vetoriais na parte traseira da fuselagem.
O desenho da aeronave apresentava algumas soluções atípicas, como as duas entradas de ar no dorso da fuselagem, contando com dois motores a jato de cada lado da fuselagem, posicionados logo após o cockpit, os quais despejariam sua potencia possibilitando a decolagem vertical, os quais seriam empregados durante as operações de decolagem e pouso.
De acordo com algumas publicações de aviação desse período, os amplos requisitos do AVS eram entendidos como uma aeronave biplace em tandem, com capacidade V/STOL. Deveria atingir a velocidade de Mach 2.2 a 50.000 pés e ter 4-6 motores auxiliares para decolagem montados verticalmente e dois motores com bocal giratório (com propostas da GE, Curtiss-Wright, Continental e Pratt e Whitney).
De acordo com Cecil Brownlow, na Aviation Week & Space Technology, em maio de 1967, as duas empresas envolvidas no desenvolvimento tiveram algumas diferenças com seu projeto, a proposta da EWR pedia uma estrutura menor e o posicionamento das entradas do motor deveria estar no topo da fuselagem, a Fairchild, por outro lado, propôs que eles estivessem em ambos os lados da fuselagem sob as asas. No momento do referido artigo, foi acordado que os modelos de produção da aeronave por qualquer país seriam conduzidos de maneira unilateral, e esperava-se que a decisão de dar o passo para a fase de protótipo fosse tomada até o final de 1967, porém não haviam fundos disponíveis para o programa.
O projeto foi considerado uma tarefa excessivamente complicada e onerosa para continuar o desenvolvimento. Com a chegada do Panavia Tornado em 1968, um programa multinacional entre o Reino Unido, Alemanha e Itália, o programa AVS acabou sendo encerrado.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Aviation Week & Space Tecnology
De acordo com Cecil Brownlow, na Aviation Week & Space Technology, em maio de 1967, as duas empresas envolvidas no desenvolvimento tiveram algumas diferenças com seu projeto, a proposta da EWR pedia uma estrutura menor e o posicionamento das entradas do motor deveria estar no topo da fuselagem, a Fairchild, por outro lado, propôs que eles estivessem em ambos os lados da fuselagem sob as asas. No momento do referido artigo, foi acordado que os modelos de produção da aeronave por qualquer país seriam conduzidos de maneira unilateral, e esperava-se que a decisão de dar o passo para a fase de protótipo fosse tomada até o final de 1967, porém não haviam fundos disponíveis para o programa.
O projeto foi considerado uma tarefa excessivamente complicada e onerosa para continuar o desenvolvimento. Com a chegada do Panavia Tornado em 1968, um programa multinacional entre o Reino Unido, Alemanha e Itália, o programa AVS acabou sendo encerrado.
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