O Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Instrução foi criado pelo Aviso N.º 0284, em 22 de fevereiro de 1961, e ativado em 27 de junho de 1962. Sua principal missão é a instrução prática de voo do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO), complementando o ensino teórico ministrado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN).
Foto: Comunicação Social ComForAerNav |
Inicialmente o EsqdHI-1 operava com dois helicópteros Bell 47, os quais vieram junto com a aquisição dos Navios Hidrográficos "SÍRIUS" e "CANOPUS", além do Bell foram incorporados ao esquadrão seis helicópteros do Hughes 200, os quais logo foram substituídos pelo Hugues 269A em 1963, esta aeronave permaneceu em operação até 1974, quando deram lugar aos então modernos Bell Jet Ranger II 206B, os quais representaram um importante salto qualitativo na instrução de voo, sendo uma aeronave de asas rotativas adequada para instrução primária de voo.Avançando mais uma vez rumo ao aperfeiçoamento de suas capacidades, em 1985 os Bell Jet Ranger II 206B deram lugar aos nossos atuais Bell Jet Ranger III 206B, contando com dezesseis aeronaves do tipo, as quais tem cumprindo a missão por 35 anos!
Foto: Comunicação Social ComForAerNav |
Uma curiosidade, é que, com a criação da Aviação do Exército (AvEx), coube ao EsqdHI-1 preparar e qualificar o pessoal do nosso Exército Brasileiro para realizar a pilotagem e manutenção de suas aeronaves. Dessa forma, a Marinha do Brasil através do Esquadrão HI-1 contribuiu para a formação da primeira turma de Aviadores do Exército Brasileiro, possibilitando ao EB retomar a operação sua aviação.
O EsqdHI-1 esta sediado na cidade de São Pedro da Aldeia - RJ, na BAeNSPA, carinhosamente conhecida como "Macega". Além das tarefas de instrução, o esquadrão também executa missões de emprego geral, EVAM (Evacuação Aero-Médica), estando subordinado ao Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav).
Foto: Angelo Nicolaci - GBN Defense |
Durante o período de 9 á 30 de janeiro deste ano, embarcado no PHM "Atlântico" para cobrir a Operação Aspirantex 2020, tive a oportunidade de conhecer melhor o esquadrão HI-1, e acompanhar um pouco da sua rotina de trabalho, conhecendo desde o preparo das missões, passando pela preparação da aeronave, tendo cumprido a missão "FOTEX" a bordo do "Garça 54", onde pude registrar imagens aéreas de nosso Grupo Tarefa (GT), e posteriormente os cuidados com a aeronave no pós-voo e hangarem da mesma.
Para termos uma ideia do significado da marca de 200 mil horas de voo alcançada pelo HI-1, uma aeronave teria de decolar agora e permanecer em voo continuo por nada menos que 8.333 dias, simplificando, seriam 22 anos e 10 meses voando direto!
Quero parabenizar todos que escreveram e continuam a escrever com dedicação e empenho, a história deste importante esquadrão, pelo qual passam nossos bravos pilotos aeronavais, Esquadrão HI-1 "Berço de todos os Aviadores Navais da Marinha do Brasil", que continuem a "Ensinar aos homens o saber dos pássaros".
Um Bravo-Zulu ao nosso grande amigo, Comandante Marcelo Góes e a todos amigos do HI-1, em breve estaremos novamente nos reencontrando para concluir nossa pauta sobre nossos "Garças".
Foto: Angelo Nicolaci - GBN Defense |
Por: Angelo Nicolaci
Nota: Em breve as aeronaves Bell Jet Ranger III 206B devem receber o merecido descanso, passando a missão aos novos Airbus H125 que em breve.
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