Um F-16 Fighting Falcon da Força Aérea dos EUA (USAF) lançou por engano uma bomba sobre propriedades particulares próximas de um campo de exercícios no Japão. A USAF divulgou o relatório do acidente no início desta semana, embora o incidente teria ocorrido em 6 de novembro de 2019. O relatório explica que um erro do piloto fez com que a bomba guiada a laser GBU-12 atingisse o local errado, a quilômetros de distância do alvo real.
O F-16CM pertencente ao 14th Fighter Squadron estava realizando uma missão de treinamento no campo de tiro em Draughon, localizado a aproximadamente 24 quilômetros da base do caça na Base Aérea de Misawa. O piloto acidentalmente lançou a GBU-12 totalmente fora do alvo, pelo menos a cerca de 5,5km do ponto de lançamento planejado. A bomba caiu sobre uma area habitada, porém, sem resultar em perdas humanas ou danos materiais, não detonando e nem atingindo nenhuma propriedade.
A GBU-12 Paveway II é uma bomba de 500 libras equipada com um buscador a laser e aletas de controle que guiam a bomba até o alvo. A aeronave lançadora, outra aeronave, drone ou unidade no solo “marca” o alvo com designador laser. Uma vez que a bomba é lançada, o buscador detecta a energia do laser refletida no alvo e direciona a arma ate o impacto contra o alvo iluminado.
Bombas guiadas a laser como o Paveway II são consideradas "bombas inteligentes", mas são tão inteligentes quanto os dados de direcionamento. Nesse caso, o relatório explica que o piloto estava realizando uma missão de supressão noturna da defesa aérea inimiga (SEAD) e foi liberado para lançar uma GBU-12 inerte (não explosivo). Devido às nuvens dispersas no nível de 6.000 a 8.000 pés, o piloto foi incapaz de ver o alvo. O piloto pediu a outra aeronave que fazia parte da formação de três aeronaves para transmitir as coordenadas alvo, a outra aeronave o fez. Infelizmente, o piloto aparentemente se equivocou e liberou a bomba em um conjunto diferente de coordenadas.
O relatório culpa “atenção canalizada, mudança de clima e erro técnico” pelo lançamento incorreto. O piloto acreditava que, se uma das outras aeronaves em seu envelope de ataque pudesse ver o alvo, seria seguro lançar a bomba. Infelizmente, desconhecido por todos os envolvidos, o piloto agiu com base em dados incorretos.
Segundo a USAF, a aeronave e o piloto foram ambos imediatamente groundeados após o incidente. O piloto foi desqualificado, tendo que realizar novamente o treinamento no manuseio de armas e recebeu instruções para informar todos os outros pilotos de Misawa "sobre a sequência de eventos que antecederam o acidente para evitar um incidente semelhante".
Incidentes como esses acontecem periodicamente, mas são particularmente perturbadores quando ocorrem em bases no exterior, onde os governos locais são sensíveis à presença de tropas estrangeiras em seu território. Posteriormente, o governo japonês emitiu uma nota de "protesto" pelo incidente ocorrido no exercício da USAF, e ficou particularmente irritado por não ter sido informado até o dia seguinte. Em um incidente em março de 2018, outro F-16 baseado em Misawa, ejetou dois tanques suplementares de combustível em um lago depois que seu motor pegou fogo. Tais incidentes geram uma grande dor de cabeça para ambos governos.
GBN Defense - A informação começa aqui
Com agências
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