Apesar de
ter realizado seu primeiro voo há mais de 45 anos, atualmente com ambicioso
programa que busca definir seu substituto na reta final, as aeronaves da
família “Black Hawk”, projetadas pela Sikorsky, se consagram como uma das melhores
e mais icônicas aeronaves de asas rotativas do mundo, tendo sido desenvolvida
como substituto de outro mito, o Bell UH-1 Huey. Famoso por seu desempenho e
versatilidade, participou de praticamente todos os conflitos que os EUA
estiveram envolvidos desde os anos 80, reconhecido pela confiabilidade e
simplicidade de operação/manutenção, a aeronave figura entre as melhores
aeronaves de asas rotativas do mundo.
Sua versatilidade
o transformou na plataforma ideal para o desenvolvimento de variantes
especializadas, as quais são empregadas nos mais complexos cenários, desde o
transporte de tropas, ao combate antissubmarino. Seu bem-sucedido desenho continua
em pleno aperfeiçoamento, equipando várias forças ao redor do mundo, inclusive no
Brasil, agora a Sikorsky lança a nova variante HH-60W “Jolly Green II”.
Desenvolvido para substituir outra variante da família Sikorsky, o
HH-60G “Pave Hawk”, a variante “Whiskey” tem como base de desenvolvimento a
plataforma do UH-60M “Black Hawk”, incorporando tecnologias que garantem o
ganho de importantes capacidades, tornando a nova aeronave capaz de realizar
uma vasta gama de missões, com objetivo principal as missões C-SAR (resgate em
combate) e apoio a operações especiais.
O novo helicóptero que foi denominado “Jolly Green II”, uma homenagem
aos veteranos HH-3 “Jolly Green Giant”, que foi o primeiro modelo projetado
para cumprir as desafiadoras missões C-SAR no Vietnã, história que será contada
em outra matéria. O “Jolly Green II” recebeu especial atenção dos projetistas
com relação ao seu raio de ação, adotando como solução para atender os
requisitos de longo alcance da USAF, a incorporação de um novo tanque de
combustível interno, o qual é capaz de receber o dobro da capacidade
apresentada pelas demais variantes, dobrando sua autonomia sem necessitar o uso
de tanques externos.
Diante do complexo teatro de operações no qual deve operar, o HH-60W
recebeu especial atenção no nível de proteção contra ameaças, recebendo
blindagem e reforços em diversos pontos da célula, recebendo uma suíte avançada
de sensores e sistemas de contra medidas defensivas, aliados a um sistema de
armas moderno, fornece uma combinação sem precedentes com alcance e capacidade
de sobrevivência inéditos na categoria. Outro ponto importante, a nova
variante mantém 100% de comunalidade com todos os motores e sistemas dinâmicos empregados
pelo UH-60M, o que a torna uma das mais sofisticadas aeronaves do mundo, porém,
exibindo uma relação de custos extremamente acessível, além de possuir uma
logística simples e já implantada na cadeia logística das forças americanas, o
que reduz o custo total ao longo de todo o ciclo de vida.
O seu interior comporta três configurações básicas:
O seu interior comporta três configurações básicas:
Estações de Macas para Missão de Busca e Resgate de Combate (C-SAR) |
Cabine de configuração mista SAR/Pessoal |
Configuração para transporte de Tropas Pára-SAR/PJ's |
O programa Combat Rescue Helicopter (CRH) prevê a aquisição total de 113 aeronaves HH-60W “Jolly Green II”, um contrato avaliado em 7,1 bilhões de dólares, do qual já foi iniciada a produção pré-série, denominada produção de baixa escala (LRIP) com o primeiro lote de 10 aeronaves, dos quais cinco já se encontram na linha de produção, com previsão para ser entregues no segundo trimestre de 2021. Quatro aeronaves tem sido empregadas nos testes realizados nas instalações da Sikorsky em Palm Beach, na Flórida, juntamente com testes adicionais de sistemas eletrônicos conduzidos na Base Aérea de Eglin, na Flórida, enquanto um segundo lote já foi confirmado, somando outras 12 aeronaves de pré-série.
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