segunda-feira, 9 de março de 2020

A verdade sobre os Mig-29 sírios


Desde que as primeiras fontes brasileiras e depois iranianas começaram a divulgar notícias falsas sobre os MiG-29 sírios, aqui estão poucas palavras a esse respeito.

Todos os relatórios falando sobre os MiG-29 sírios 'recentemente' adotando mísseis R-77 da Rússia, considerando assim, que obtiveram algum tipo de nova capacidade especial, anteriormente não disponível, não passa de bobagens. Apenas mais uma Fake News.

A frota de caças MiG-29 da Síria foi revisada e aprimorada pelo 'The Works' (instalações de revisão central na Nayrab AB, que é a área militar do Aeroporto Internacional de Aleppo), entre 2011-2012. Você viu fotos tiradas pela 'Luftwaffe.' Na época elas foram repostadas e encaminhadas repetidamente pela Internet. Todos já deveriam saber disso...


A atualização em questão trouxe aos seus Mig-29, aviônicos ao padrão do MiG-29SM (veja: Izdliye 8.19, não o Izdeliye 9.13M, 9.17 ou 9.19/9.19R). Ou seja, eles receberam o radar N019ME e, portanto, tornaram-se compatíveis com armas como o R-77 (também conhecido como RVV-AE, conhecido como AA-12 Adder pela OTAN), mas também com PGMs como o Kh-29 (AS-14 Kedge).

No entanto, assim como os MiG-29SE exportados para o Iêmen, eles não receberam a 'corcunda' com um tanque de combustível dorsal de 950 litros, como os MiG-29SMT soviéticos/russos, ou os MiG-29SE exportados para o Sudão, Iêmen ou Peru, por exemplo. Nem tão pouco receberam o radar FGM29 Zhuk-ME, como o MiG-29SMT (Izdeliye 9.18), fabricado para o Iêmen.

Do mesma forma, entre 2011-2012, os sírios também compraram um lote de mísseis R-77 para seus 'novos' MiGs. Isso deveria ter ficado óbvio pelo menos desde 2013-2014, quando apareceram as primeiras fotos deles carregando os trilhos de lançamento AKU-170 e APU-58.

É por isso que todas as histórias sobre MiG-29 sírios 'agora' recebendo R-77 são bobagens.

De fato, quando os turcos derrubaram o russo Su-24MK, em 24 de novembro de 2015, o VKS não possuía R-77 em estoque. O motivo foi que, como já relatado anos atrás, a Rússia não possuía R-77 em produção antes de 2016 (todos os R-77 fabricados antes dessa data foram fabricados na Ucrânia e apenas para fins de exportação). Assim, na corrida para melhorar o armamento ar-ar de seus próprios Su-30SM, a Rússia tomou emprestado alguns da SyAAF.

A VKS pode ter entregue um novo lote de R-77 aos sírios, mas pode ser o caso de substituir as remessas ‘’emprestadas’’ em 2015. Além disso, este não é um 'novo' míssil, nem qualquer tipo de 'especial' capacidade. De fato, não está mudando nada o fato que a frota de MiG-29 da SyAAF está mais uma vez em péssimas condições, como é óbvio a partir da queda do jato pilotado pelo coronel Yunes al-Makdid, perto de Shayrat AB, dias atrás.


Por Tom Cooper
Colaboração: Everton Pedroza

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