quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Navio com minério da Vale corre risco de naufragar na costa do Maranhão

O navio MV Stella Banner, que transporta minérios brasileiros para Qingdao, na China, está a deriva após entrada de água nos compartimentos de carga nesta quarta-feira (26). O navio teria sofrido avarias na proa após ter deixado o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís no Maranhão, na última segunda-feira (24). O navio opera na exportação de minério de ferro para companhia Vale.

O "Stella Banner" foi construído em 2016, pertence ao armador sul-coreano Polaris, tendo sofrido a avaria já fora do canal de acesso ao porto.

Segundo nota emitida pela Capitania dos Portos do Maranhão, o navio "encontra-se encalhado", confirmando que o navio esta carregado com 275 mil toneladas de minério de ferro.

A Capitania dos Portos disse ainda, em nota, que quatro rebocadores foram enviados em direção ao navio para coletar informações e prestar apoio.

"Um rebocador com material para conter possíveis danos ambientais foi enviado pela Vale ao local a fim de prevenir futuras possibilidades de vazamento", completou a Capitania dos Portos.

A Marinha instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente, segundo a Capitania dos Portos.

Em 2017, um navio carregado com minério de ferro no terminal da Ilha Guaíba (RJ), também operado pela Vale, afundou no Atlântico Sul. A embarcação "Stellar Daisy", que tinha como destino a China, tinha capacidade para cerca de 266 mil toneladas e também pertencia a Polaris.

Veja a nota da Vale na íntegra

A Vale informa que foi comunicada pelo operador do navio MV Stellar Banner que a embarcação sofreu avaria na proa após deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), na noite de segunda-feira (24), já fora do canal de acesso ao porto. Foi reportado ainda à Vale que, por medida de precaução, os 20 tripulantes foram evacuados com segurança e que o comandante do navio adotou manobra de encalhe a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís. A embarcação, construída em 2016, é de propriedade e operada pela empresa sul-coreana Polaris. Como operadora portuária, a Vale está atuando com suporte técnico-operacional, com o envio de rebocadores, e colaborando com as autoridades marítimas.

GBN Defense - com informações R7 e Reuters

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