O México não planeja comprar mais helicópteros de combate da Rússia, segundo o jornal "El Universal" noticiou nesta sexta-feira (14), citando suas fontes no ministério das Relações Exteriores do México, porém, não foram fornecidos mais detalhes nem as razões para essa decisão.
Em uma entrevista coletiva na Cidade do México na semana passada, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse que o governo do México está analisando uma "oferta concreta" da Rosobornexport, exportadora estatal de armas da Rússia, incluindo contratos preliminares para helicópteros russos. Segundo o principal diplomata russo, o México já tem cerca de 50 helicópteros Mi-8 e Mi-17, um serviço e um centro de treinamento de pilotos.
Enquanto isso, o vice-secretário adjunto dos EUA para a América Central, Hugo Rodriguez, disse em 13 de fevereiro que Washington não descartou a possibilidade de impor sanções contra o México caso comprasse helicópteros russos.
Ao que tudo indica, a decisão pode ser resultado da pressão imposta pelos EUA, o qual tem lançado mão dessa prática em diversos cantos do mundo, buscando barrar o avanço dos produtos de defesa da Rússia em mercados que são predominantemente explorados pelas gigantes de defesa norte americanas, tal posicionamento pode gerar atritos com Moscou em determinado momento, tendo em vista as repetidas intervenções de Washington nos negócios de defesa russos, como ocorrido na Turquia por exemplo.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Itar-Tass
0 comentários:
Postar um comentário