Após suspendermos do Porto de Maceió na
última segunda-feira (20), retornamos a rotina de intensos exercícios e
qualificação e adestramento. Nesta segunda etapa de nossa comissão, realizamos
uma série de operações aéreas, garantindo a qualificação de nossos pilotos e
tripulantes. Nesta etapa foram realizados uma série de pousos e decolagens com
o SH-16, tendo acompanhamento de um grupo de Aspirantes que revezaram nos
circuitos de voo, conhecendo um pouco das particularidades do Esquadrão. O
C.Alte Paulo Renato Rohwer Santos embarcou no "Guerreiro 34" e
acompanhou parte dos voos com os Aspirantes. Nesta semana, ainda no contexto de
emprego de meios aéreos, o VF-1 participou mais uma vez com duas aeronaves
AF-1 (A-4KU) "Skyhawk", atuando como "agressores" no cenário de navegação sob ameaça
aérea, além de realizar posteriormente missões de reconhecimento vetorados pela
equipe do PHM "Atlântico", o qual conta com o poderoso radar ARTISAN
3D Type 997, capaz de cobrir uma área superior as 120 Milhas náuticas,
realizando acompanhamento de múltiplos contatos, os classificando e
monitorando, orientando a intercepção dos hipotéticos alvos.
Foto: Angelo Nicolaci - GBN Defense |
foto Angelo Nicolaci - GBN Defense |
Durante a
segunda etapa, também foram realizados novos exercícios de Leap Frog e Light Line,
dessa vez entre o PHM Atlântico e os navios de escolta, Corveta V-32
"Julio de Noronha" e a Fragata F-43 "Liberal",
enquanto o Navio Tanque (G-23) "Almirante Gastão Motta" realizava a
faina de Transferência de Óleo no Mar (TOM) com as fragatas (F-45)
"União" e (F-42) "Constituição". Concluindo o adestramento das tripulações nesta importante faina, tendo em vista a importancia da logística e abastecimento dos meios no mar, sendo o Leap Frog e Light Line parte importantíssima para doutrina de TCL e TOM.
Aspirantes acompanharam o exercício de tiro real |
Mas foi na
quarta-feira (22) que aconteceu um dos exercícios mais esperados, o Tiro Real
sobre "Killer Tomato", que consiste no lançamento de um alvo
flutuante dentro de um perímetro seguro previamente estabelecido para o
exercício, onde os navios que fazem parte do Grupo Tarefa (GT) realizam
disparos com seus armamentos. No caso do "Dragão", como é
carinhosamente chamado o "Atlântico", realizamos disparos com nosso
canhões DS-30M de 30mm de bombordo, os quais realizaram um par de disparos
singelos para aferição dos parâmetros de disparo, para então dar
autorização para salva de 22 disparos contra o objetivo. Algo que chama atenção
é a precisão do sistema, o qual possui sensores eletro-ópticos que fazem a
aquisição, acompanhamento e travamento do alvo, um sistema que pode ser operado
na estação local ou ainda no Centro de Operações de Combate (COC), conferindo
grande precisão e simplicidade de operação do sistema, o qual pode contrapor
ameaças de superfície e aéreas ao redor do "Atlântico", com cadência
de 200 disparos por minuto, oferece uma significativa proteção ao mais moderno
navio da esquadra.
Ontem pela
manhã (23), os Aspirantes tiveram um dos momentos mais importantes de sua
carreira, a escolha do "Corpo" ao qual irão integrar na Marinha do
Brasil, momento muito importante e de grande tensão entre os alunos da Escola
Naval, onde após preencher o formulário, os dados destes são enviados à Escola
Naval, com a divulgação do resultado na próxima fase desta comissão.
Na tarde
de ontem o "Grupo de Vistoria e Inspeção" (GVI) da Fragata
"União" realizou uma demonstração da abordagem, simulando cenário de
suspeita de ilícitos a bordo, onde o navio mercante (representado pelo
"Atlântico") inicialmente se recusara a parar ao comando da Fragata,
onde após uma escalada progressiva de força através de alertas pelo rádio, o
"mercante" atendeu as ordens de parada total para o embarque do GVI.
Dois Aspirantes foram incorporados a equipe e acompanharam o desafio de abordar
um navio com emprego de uma lancha. Após cruzar a distancia entre a "União"
e o "cargueiro", a equipe embarcou e rapidamente tomou o passadiço,
realizando a inspeção dos tripulantes e verificação da documentação. Nesta
fase, foi notada a ausência de dois tripulantes, os quis segundo relato do
comandante, estariam na sala de maquinas, o que fez com que após dominar a
situação no passadiço, parte da equipe realizasse uma varredura rumo a sala de
maquinas, onde os dois membros da tripulação ofereceram uma breve
resistência e logo foram dominados. Após finalizado o exercício, a equipe regressou ao "navio mãe" a Fragata (F45) "União".
Ainda na tarde desta quinta-feira (23), os Aspirantes realizaram o Treinamento Físico Militar (TFM) no convoo, sendo importante aos futuros oficiais manter a forma e o preparo físico para exercer suas funções. Nesta manhã (24), durante a chegada à salvador, foi tocado exercício de navegação em
canal varrido, onde a "Dragão", a "Liberal" e
"União" formaram uma coluna guiada por um navio varredor que nos
guiou em meio a uma fictícia zona minada.
Atracamos
no Porto de Salvador, onde neste final de semana o público poderá conhecer o
maior e mais moderno navio da Marinha do Brasil.
Prepare-se o GBN Defense esta preparando uma série de matérias e vídeos que irão trazer um conteúdo exclusivo, você terá acesso a mais completa cobertura de uma operação naval, conhecendo suas particularidades e facetas, com os principais exercícios e atividades durante essa
edição da ASPIRANTEX 2020.
GBN
Defense - A informação começa aqui!
Muito bom parabéns pela matéria e informações
ResponderExcluirParabéns Ângelo excelente matéria, tenho 2 perguntas , a marinha algum dia vai usar essa " ponte " em algum treinamento ou só vai ficar de enfeite no navio? A outra pergunta é vc sabe se o navio já conta com a " sala " de comando e controle pra operações anfibias, forte abraço 👍🏻
ResponderExcluirShow de bola! Brasil!!!
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