No dia 16 de junho de 1955, um grupo de militares e civis opositores ao governo do Presidente da Argentina Juan Domingo Perón tentou assassiná-lo e dar um Golpe de Estado. Grandes contingentes contra e a favor de Perón entraram em combate pelas praças, ruas e avenidas da capital Buenos Aires. Às 12h40min, trinta aviões da Aviação Naval Argentina (COAN), constituídos por 22 North American AT-6 Texan (SNJ), cinco Beechcraft AT-11 e três Consolidated PBY Catalina, decolaram para atacar a Casa Rosada, sede do governo argentino. Perón tinha sido avisado dos movimentos de antemão pelo Ministro da Guerra, Franklin Lucero, que o aconselhou a retirar-se para um bunker sob o vizinho Edifício Libertador, sede do Ministério da Defesa.
"El Defensor", pintura de Pablo Patrício Albornoz representando o abate do SNJ Texan do COAN pelo Gloster Meteor I-063 da FAA. |
Um esquadrão de interceptadores Gloster Meteor F.4 leais ao governo peronista da Força Aérea Argentina (FAA) decolou da Base Aérea de Morón para proteger a cidade dos atacantes rebeldes. Era composto pelos Primeiros-Tenentes Juan García (I-039, no comando), Mario Olezza (I-077), Osvaldo Rosito (I-090) e Tenente Ernesto Adradas (I-063) [NOTA: A primeira imagem desse texto mostra a imagem real das três aeronaves em voo de formação para defender a Casa Rosada]. Por outro lado, os rebeldes AT-6 Texan (SNJ), que já voavam numa segunda onda de aviões navais para atacar a Casa Rosada, foram pilotados pelo Tenente de Corveta Máximo Rivero Kelly (0342/3-A-29) e pelo Guarda-Marinha Armando Román (0352/3-A-23).
O
combate aéreo se desenrolou entre a região do Aeroparque Jorge Newberry e o Rio
da Prata. Os dois velhos SNJ (como motor a pistão) rebeldes tentam fugir, mas
os jatos Meteor, bem mais velozes, partem em direção aos aviões navais. Quando
o esquadrão localiza os AT-6 da Marinha, já sobre o Rio da Prata, o I-063
pilotado pelo Tenente Adradas abre fogo com seus canhões de 20mm, e acaba
abatendo o 0352/3-A-23, o piloto naval salta de paraquedas do avião e
sobrevive. Seria o primeiro avião derrubado por um avião a jato na história da
América do Sul e a primeira vitória aérea da FAA. O outro AT-6 naval (0342/3-A-29)
foi derrubado pela artilharia antiaérea legalista.
Com
o fracasso da tentativa de golpe, muitas aeronaves e rebeldes fugiram para o Uruguai. A
Praça de Mayo foi brutalmente bombardeada pelos rebeldes, com a morte de centenas
de civis partidários peronistas e militares. Muitos outros rebeldes foram presos ou mortos pelas
forças legalistas. Mesmo com a vitória peronista os ânimos não se acalmaram e
no dia 16 de setembro do mesmo ano (exatamente três meses depois) uma outra
tentativa de Golpe de Estado tem êxito, com a fuga de Perón para o exílio na
Espanha e a tomada dos militares pelo poder.
AERONAVES
PARTICIPANTES DOS COMBATES AÉREOS EM BUENOS AIRES NO DIA 16/06/1955
Gloster Meteor (Especificações do Meteor F.8)
Três vistas do Gloster Meteor F.4 |
Características
gerais
Tripulação:
1
Comprimento:
13,59 m
Envergadura:
11,33 m
Altura:
3,96 m
Área
da asa: 33 m²
Peso
vazio: 4.846 kg
Peso
bruto: 15.700 lb
Grupo
motopropulsor: 2 × motor turbojato de fluxo centrífugo Rolls-Royce Derwent 8,
3.600 lbf (16 kN) de empuxo cada
Desempenho
Velocidade
máxima: 600 mph (970 km/h, 520 kn) a 10.000 pés (3.000 m)
Velocidade
máxima: Mach 0,82
Alcance:
970 km, 520 nmi
Teto
de serviço: 43.000 pés (13.000 m)
Taxa
de subida: 7.000 pés / min (36 m / s)
Tempo
para altitude: 9.000 m em 30 minutos
Carregamento
da asa: 219 kg / m2
Empuxo
/ peso: 0,45
Armamento
Armas:
4 canhões britânicos Hispano Mk. V de 20 mm
Foguetes:
Provisão para até dezesseis foguetes de 60 lb ou oito foguetes HVAR de 5 polegadas sob as asas
Bombas:
duas bombas de 454 kg
Gloster Meteor F.4 I-057 da Força Aérea Argentina. |
NORTH AMERICAN AT-6 TEXAN (SNJ): Especificações DO T-6G
Três vistas do AT-6/SNJ |
Características
gerais
Tripulação:
dois (aluno e instrutor)
Comprimento:
29 pés (8,84 m)
Envergadura:
42 pés (12,81 m)
Altura:
11 ft 8 in (3,57 m)
Área
da asa: 233 m2 (253,7 ft2)
Peso
vazio: 4.188 lb (1.886 kg)
Peso
carregado: 5.617 lb (2.548 kg)
Motor: 1 × motor
radial Pratt & Whitney R-1340-AN-1 Wasp, 600 hp (450 kW)
Desempenho
Velocidade
máxima: 335 km / h a 1.500 m (5.000 pés)
Velocidade
de cruzeiro: 233 km / h
Alcance:
1.175 km
Teto
de serviço: 7.400 m (24.200 pés)
Taxa
de subida: 1200 pés / min (6,1 m / s)
Carregamento
da asa: 108 kg / m2 (22,2 lb / ft2)
Potência
/ massa: 0,11 hp / lb (kW / kg)
Armamento
Provisão
para metralhadora de até 3 × 0,30 pol (7,62 mm)
North American AT-6 (SNJ) 462/2-A-304 da Aviação Naval Argentina (COAN) |
Por Luiz Reis, Professor de História da Rede Oficial de Ensino do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, Historiador Militar, entusiasta da Aviação Civil e Militar, fotógrafo amador, brasiliense com alma paulista, reside em Fortaleza/CE. Luiz colaborou com Canal Arte da Guerra e atuou nos blogs da trilogia Forças de Defesa e do Blog Velho General, hoje faz parte da equipe do GBN Defense. Presta consultoria sobre História da Aviação.
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