terça-feira, 17 de dezembro de 2019

O primeiro abate de uma aeronave a reação na América do Sul


No dia 16 de junho de 1955, um grupo de militares e civis opositores ao governo do Presidente da Argentina Juan Domingo Perón tentou assassiná-lo e dar um Golpe de Estado. Grandes contingentes contra e a favor de Perón entraram em combate pelas praças, ruas e avenidas da capital Buenos Aires. Às 12h40min, trinta aviões da Aviação Naval Argentina (COAN), constituídos por 22 North American AT-6 Texan (SNJ), cinco Beechcraft AT-11 e três Consolidated PBY Catalina, decolaram para atacar a Casa Rosada, sede do governo argentino. Perón tinha sido avisado dos movimentos de antemão pelo Ministro da Guerra, Franklin Lucero, que o aconselhou a retirar-se para um bunker sob o vizinho Edifício Libertador, sede do Ministério da Defesa.


"El Defensor", pintura de Pablo Patrício Albornoz representando o abate do SNJ Texan do COAN pelo Gloster Meteor I-063 da FAA.

Um esquadrão de interceptadores Gloster Meteor F.4 leais ao governo peronista da Força Aérea Argentina (FAA) decolou da Base Aérea de Morón para proteger a cidade dos atacantes rebeldes. Era composto pelos Primeiros-Tenentes Juan García (I-039, no comando), Mario Olezza (I-077), Osvaldo Rosito (I-090) e Tenente Ernesto Adradas (I-063) [NOTA: A primeira imagem desse texto mostra a imagem real das três aeronaves em voo de formação para defender a Casa Rosada]. Por outro lado, os rebeldes AT-6 Texan (SNJ), que já voavam numa segunda onda de aviões navais para atacar a Casa Rosada, foram pilotados pelo Tenente de Corveta Máximo Rivero Kelly (0342/3-A-29) e pelo Guarda-Marinha Armando Román (0352/3-A-23).

O combate aéreo se desenrolou entre a região do Aeroparque Jorge Newberry e o Rio da Prata. Os dois velhos SNJ (como motor a pistão) rebeldes tentam fugir, mas os jatos Meteor, bem mais velozes, partem em direção aos aviões navais. Quando o esquadrão localiza os AT-6 da Marinha, já sobre o Rio da Prata, o I-063 pilotado pelo Tenente Adradas abre fogo com seus canhões de 20mm, e acaba abatendo o 0352/3-A-23, o piloto naval salta de paraquedas do avião e sobrevive. Seria o primeiro avião derrubado por um avião a jato na história da América do Sul e a primeira vitória aérea da FAA. O outro AT-6 naval (0342/3-A-29) foi derrubado pela artilharia antiaérea legalista.

Com o fracasso da tentativa de golpe, muitas aeronaves e rebeldes fugiram para o Uruguai. A Praça de Mayo foi brutalmente bombardeada pelos rebeldes, com a morte de centenas de civis partidários peronistas e militares. Muitos outros rebeldes foram presos ou mortos pelas forças legalistas. Mesmo com a vitória peronista os ânimos não se acalmaram e no dia 16 de setembro do mesmo ano (exatamente três meses depois) uma outra tentativa de Golpe de Estado tem êxito, com a fuga de Perón para o exílio na Espanha e a tomada dos militares pelo poder.

AERONAVES PARTICIPANTES DOS COMBATES AÉREOS EM BUENOS AIRES NO DIA 16/06/1955

Gloster Meteor (Especificações do Meteor F.8)

Três vistas do Gloster Meteor F.4


Características gerais

Tripulação: 1
Comprimento: 13,59 m
Envergadura: 11,33 m
Altura: 3,96 m
Área da asa: 33 m²
Peso vazio: 4.846 kg
Peso bruto: 15.700 lb
Grupo motopropulsor: 2 × motor turbojato de fluxo centrífugo Rolls-Royce Derwent 8, 3.600 lbf (16 kN) de empuxo cada

Desempenho

Velocidade máxima: 600 mph (970 km/h, 520 kn) a 10.000 pés (3.000 m)
Velocidade máxima: Mach 0,82
Alcance: 970 km, 520 nmi
Teto de serviço: 43.000 pés (13.000 m)
Taxa de subida: 7.000 pés / min (36 m / s)
Tempo para altitude: 9.000 m em 30 minutos
Carregamento da asa: 219 kg / m2
Empuxo / peso: 0,45
Armamento
Armas: 4 canhões britânicos Hispano Mk. V de 20 mm
Foguetes: Provisão para até dezesseis foguetes de 60 lb ou oito foguetes HVAR de 5 polegadas sob as asas
Bombas: duas bombas de 454 kg

Gloster Meteor F.4  I-057 da Força Aérea Argentina.


NORTH AMERICAN AT-6 TEXAN (SNJ): Especificações DO T-6G

Três vistas do AT-6/SNJ


Características gerais

Tripulação: dois (aluno e instrutor)
Comprimento: 29 pés (8,84 m)
Envergadura: 42 pés (12,81 m)
Altura: 11 ft 8 in (3,57 m)
Área da asa: 233 m2 (253,7 ft2)
Peso vazio: 4.188 lb (1.886 kg)
Peso carregado: 5.617 lb (2.548 kg)
Motor: 1 × motor radial Pratt & Whitney R-1340-AN-1 Wasp, 600 hp (450 kW)

Desempenho

Velocidade máxima: 335 km / h a 1.500 m (5.000 pés)
Velocidade de cruzeiro: 233 km / h
Alcance: 1.175 km
Teto de serviço: 7.400 m (24.200 pés)
Taxa de subida: 1200 pés / min (6,1 m / s)
Carregamento da asa: 108 kg / m2 (22,2 lb / ft2)
Potência / massa: 0,11 hp / lb (kW / kg)
Armamento
Provisão para metralhadora de até 3 × 0,30 pol (7,62 mm)

North American AT-6 (SNJ) 462/2-A-304  da Aviação Naval Argentina (COAN)


Por Luiz Reis, Professor de História da Rede Oficial de Ensino do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, Historiador Militar, entusiasta da Aviação Civil e Militar, fotógrafo amador, brasiliense com alma paulista, reside em Fortaleza/CE. Luiz colaborou com Canal Arte da Guerra e atuou nos blogs da trilogia Forças de Defesa e do Blog Velho General, hoje faz parte da equipe do GBN Defense. Presta consultoria sobre História da Aviação.



GBN Defense - A informação começa aqui




Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger