Na manhã deste domingo (15), ocorreu mais um acidente nas instalações navais da Rússia, após o incêndio a bordo do navio aeródromo Almirante Kuznetsov, foi a vez de uma doca flutuante PD-16 afundar, desta vez na Base da Marinha Russa em Sevastopol, levando consigo um submarino Diesel-Elétrico da Classe Tango, o B-380 "Gorgorvskiy Komsomolets". O submarino do Projeto 641B, estava desativado desde 2016, e possuía um deslocamento de 4.600 ton, capaz de operar por até 90 dias, foi encomendado em 1982. Seu arsenal contava com torpedos e minas, sendo o B-380 o último remanescente do Projeto-641B.
A doca flutuante PD-16 foi construída em 1938 e comissionada em 1941, tendo atuado no reparo e construção de vários meios submarinos e de superfície desde a Segunda Guerra Mundial, não foi possível precisar a data de desativação da mesma.
Segundo notícia veiculada pela agência russa TASS, o submarino B-380 teria sido recuperado no início da noite deste domingo (15), e já se encontra novamente na superfície.
Não foram divulgadas as causas do acidente, tendo se limitado à uma nota que credita o acidente às condições técnicas da doca, que não puderam ser reparadas. O acidente não deixou vítimas.
Esse é o segundo caso recente de naufrágio de uma doca flutuante russa, o outro caso ocorreu em 30 de outubro de 2018, quando a doca flutuante PD-50 submergiu após falhas técnicas, na ocasião foram registrados danos ao convés do navio-aeródromo Almirante Kuznetsov, que foi atingido por um guindaste que caiu sobre ele.
A segurança pelo recente histórico da indústria naval russa, não tem sido um dos seus pontos fortes, o que deverá resultar na adoção de novas políticas de segurança na industria naval russa.
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