O recente anúncio realizado na última
quinta-feira (11), confirmando a opção para compra de cinco aeronaves KC-390
pelo governo de Portugal, negócio que já era esperado há algum tempo, abre
novas perspectivas de mercado para a maior e mais moderna aeronave já projetada
e construída no Brasil.
O KC-390 tem despertado os olhares de muitos
operadores do vetusto C-130 “Hércules”, aeronave de origem norte americana que
domina até então absoluto este nicho de mercado. Porém, com a chegada da nova
aeronave brasileira ao mercado e o peso da idade sobre o projeto norte
americano, o qual apesar de inúmeras variantes e melhorias implementadas ao
longo de décadas, tem agora essa hegemonia de décadas ameaçada pela inovação e
grande capacidade oferecida pela gigante brasileira, tendo ainda como fator de
peso a ser considerado pelos hipotéticos clientes, a parceria que vem se
desenvolvendo há certo entre a brasileira Embraer (EDS) e a gigante norte
americana Boeing, o que vem a tornar o KC-390 uma grande aposta.
Portugal é um dos parceiros no Programa
KC-390, tendo investido no desenvolvimento da nova aeronave e participando na
produção de vários componentes da mesma, sendo um dos maiores parceiros da
gigante brasileira. Naturalmente que a aquisição do KC-390 pelos portugueses
seria questão de tempo, principalmente após o país europeu decidir abrir mão de
realizar o programa de modernização e extensão do ciclo operacional da frota de
C-130 “Hercules” operados pelo país em abril de 2018, destinando cerca de 10
milhões de Euros ao desenvolvimento do Programa KC-390, conforme noticiamos
aqui no GBN Defense News.
A confirmação da opção de compra de cinco
aeronaves KC-390 pelo governo lusitano é muito mais significativa que a venda
destas aeronaves propriamente dito, e mesmo mais relevante que o fato de ser a
primeira exportação desta aeronave, pois trata-se da entrada dessa nova aeronave
na OTAN, a mais importante aliança militar no mundo, a qual tende a observar o “case”
português e consequentemente avaliar o KC-390 como uma real opção as suas
necessidades logísticas, tendo em vista principalmente a avançada idade de suas
aeronaves de transporte da categoria em que se insere o KC-390, sendo um
potencial substituto para os C-130 em operação no “velho continente” e demais membros
e parceiros globais da OTAN.
O negócio com Portugal nos oferece grandes
perspectivas no mercado europeu, onde adentramos com pé direito, alicerçados
não apenas pelo fato de fornecer cinco aeronaves aos portugueses, mas por ter o
país europeu como um dos parceiros de peso no programa, oferecendo um
importante suporte á futura frota de KC-390 no continente europeu, um negócio
que a longo prazo será muito maior que os 827 milhões de Euros envolvidos
diretamente no acordo que prevê além das cinco aeronaves, o fornecimento de um
simulador de voo e suporte a frota por 12 anos.
Além de Portugal, espera-se que em breve a
República Tcheca anuncie sua opção de compra do KC-390, assim como outros
países que já demonstraram interesse na aquisição desse que promete ser o novo
sucesso de vendas da Embraer (EDS), a qual vem mantendo conversas com a Boeing
para criação de uma nova parceria visando explorar em conjunto o bilionário mercado
que se abre com a entrada do KC-390 no mercado.
A Embraer deverá entregar em breve o primeiro
KC-390 à Força Aérea Brasileira, marcando o início de uma nova fase na história
da aviação de transporte da FAB, com a primeira aeronave do contrato firmado
com Portugal sendo entregue em 2023.
Nós temos um grande orgulho de ver o surgimento
de um novo marco da indústria aeroespacial brasileira, tendo já tido a
oportunidade de conferir de perto essa fantástica aeronave e desejamos a toda
equipe da Embraer (EDS) sucesso nesse importante programa que nasceu a partir
do requerimento da Força Aérea Brasileira para uma aeronave de transporte que
substituirá o C-130. Ao longo da história o relacionamento entre a FAB e a
Embraer deram origem a aeronaves de sucesso internacional, como o “Bandeirante”,
T-27 “Tucano”, AT-29 “Super Tucano” e agora o KC-390.
GBN Defense News – A informação começa aqui
Texto e Fotos: Angelo Nicolaci
Texto e Fotos: Angelo Nicolaci