Durante a última edição da LAAD que ocorreu entre os dias 2-5 de Abril, o GBN News esteve buscando esclarecer uma suposta proposta para substituir nossa frota de aeronaves de ataque A-1B. Apesar do aparente interesse expresso pela Força Aérea Brasileira de substituir a atual dotação de aeronaves F-5 E/F-M e as variantes em serviço do A-1 pelos modernos F-39 E/F Gripen BR, fomos checar a procedência dessa proposta.
Conforme nos foi revelado por alguns de nossos contatos dentro do setor de defesa, a origem de tal proposta seria a italiana Leonardo, a qual procuramos para esclarecer a informação que recebemos. Durante nossas conversas com representantes da gigante italiana da defesa.
Segundo apuramos, a Leonardo está propondo à FAB como substituto as aeronaves de ataque A-1B em operação no Brasil, sua moderna aeronave M-346, apontando como a solução mais adequada para substituição do A-1 em serviço com a FAB, pois seu envelope de missão permitirá à FAB cobrir sua necessidade de treinamento para os futuros pilotos de F-39 Gripen E/F, sendo uma moderna plataforma de treinamento avançado que cobriria a lacuna entre o A-29 e o F-39, além da capacidade de prover treinamento avançado, o M-346 também se apresenta como a plataforma ideal para executar todas as missões hoje incumbidas ao A-1, sendo um verdadeiro LIFT.
O M-346 apresenta uma variada gama de capacidades de emprego, onde além de prover treinamento avançado e cumprir missões de ataque, exibe uma modesta capacidade de combate aéreo, podendo cumprir missões CAP (Patrulha Aérea de Combate na sigla em inglês), podendo cumprir algumas missões hoje executadas pelos caças F-5 EM.
Segundo nos foi informado, no ano passado alguns oficiais da FAB teriam tido a oportunidade de conhecer de perto as capacidades do M-346, o qual estava na base da Força Aérea Italiana em Galatina, Lecce, onde a Leonardo apresentou todo potencial do sistema de treinamento avançado baseado no M-346. Com base na experiência adquirida através do programa AMX, os italianos da Leonardo apresentaram á Força Aérea Brasileira o M-346 como proposta para fornecer uma moderna plataforma de treinamento e ataque, amparada pela já consagrada rede de apoio logístico que a empresa mantém com nossos A-1.
A ideia de operar uma aeronave como o M-346 em conjunto com os modernos F-39 Gripen BR, seria uma ótima solução para cobrir as necessidades operativas de nossa Força Aérea, provendo a mesma uma solução na qual se alia a capacidade de executar toda gama de missões previstas por nossa aviação de combate, desde o treinamento de nossos pilotos, passando pela conversão do A-29 ao F-39 passando por uma aeronave de treinamento avançado que permitirá aos mesmos uma melhor integração as capacidades exibidas pelo Gripen, além de permitir a FAB manter uma respeitável capacidade de ataque e interdição com uma dupla de aeronaves no "estado da arte" com custo acessível, mantendo a mesma dentro da realidade orçamentária brasileira.
Atualmente a empresa italiana possui contrato para a extensão do apoio
logístico destinado as aeronaves A-1 da FAB, sendo uma das principais parcerias do Brasil no setor de defesa, responsável também pela modernização dos Super Lynx Mk21B da
Marinha do Brasil.
No setor de aviônicos, a Leonardo é uma grande fornecedora de soluções as nossas forças armadas, tendo fornecido cerca de 150 radares para as principais plataformas do
Brasil, como o A-1, F-5, KC-390, P-95, Super Lynx Mk21B e o novo F-39 E Gripen, no qual a empresa
fornece cerca 60% da eletrônica embarcada (radares de busca e rastreamento e controle de fogo, sistemas de
identificação), abrangendo todo o espectro de sensores primários que garantem à aeronave uma
superioridade "ISTAR" em termos de inteligência, vigilância, detecção e aquisição de alvos.
Vamos aguardar agora o posicionamento da FAB e os estudos que vem sendo conduzidos pela mesma com relação aos futuros vetores brasileiros, tendo sido recebida com bons olhos a proposta italiana, a qual tende a ser uma solução bem equacionada aos desafios que temos pela frente.
GBN News - A informação começa aqui
Operar mais uma aeronave similar ao AMX seria vantajoso em que?
ResponderExcluirNada, mas, com a FAB, tudo pode acontecer.
ResponderExcluirMelhor investir o dinheiro em mais Gripens.
ResponderExcluirExcelentes reportagens, com conhecimentos de causas; no entanto, peca por não trazer datas de postagens. Por assim ser, fui obrigado a ler comentários para, por aproximação, ter referência quanto àquelas.
ResponderExcluirBom dia,
ResponderExcluirA data da materia esta na parte superior acima do título, dá uma verificada.
Um forte abraço