A Leonardo e a Paramount Group assinaram uma
Carta de entendimento durante a exposição “Africa Aerospace & Defense”
realizada em Pretória. Segundo o acordo, a Leonardo e a Paramount, irão avaliar
uma cooperação para o desenvolvimento de uma configuração operacional do jato
M-345 para ser comercializado no mercado Africano e incluirá o possível
envolvimento da Paramount no programa SF-260 e seus serviços de Suporte
Logístico. .
“acreditamos que o mercado africano apresenta
um grande potencial para o programa M-345. Acreditamos que a colaboração com um
parceiro de alto nível, como a Paramount, é estratégica para desenvolver uma
nova configuração operacional do M-345 para o mercado africano. O M-345 é um
treinador básico/avançado com capacidades multirole e custos comparáveis ao de uma aeronave
turboélice. Essas características tornam o M-345
perfeitamente adequado para o mercado africano ”, disse Lucio Valerio
Cioffi, diretor administrativo da Divisão de Aeronaves da Leonardo.
O novo M-345 permite que as Forças Aéreas
reduzam os tempos de treinamento e capacitem os alunos a alavancar uma
plataforma com características de voo de maior desempenho do que as atuais aeronaves
de treinamento básico/avançado em serviço em todo o mundo. Além disso, permite
realizar as missões mais exigentes no programa de treinamento, a fim de obter
treinamento de alta qualidade a custos significativamente mais baixos.
Segundo declarou Ralph Mills, CEO da Paramount
Advanced Technologies: “Estamos muito animados para lançar e demonstrar o nosso
sistema de missão Smart Weapons Integration on Fast-Jet Trainers (SWIFT),
juntamente com a estreia africana do jato M-345 da Leonardo. O SWIFT está
focado nas ameaças atuais e nos requisitos do cliente. Oferece baixo custo de
aquisição e operação e é adequado para guerra não convencional ou assimétrica.
Ele atende à crescente necessidade por uma configuração multifuncional dos
clientes para se adaptar a diferentes funções de missão sem uma grande
reconfiguração e um longo tempo de preparo. A plataforma pode ser preparada com
curto período de tempo, capaz de cumprir missões de combate leve e solução de
vigilância utilizando o melhor dos melhores da indústria de defesa. ”
A arquitetura do cockpit M-345 é a mesma dos
caças da linha de frente. O M-345 também pode desempenhar funções operacionais,
graças a um envelope de voo estendido, com capacidade de manobra em alta
velocidade, mesmo em altas altitudes, sistemas aviônicos modernos, alta
capacidade de carga e desempenho.
O longo ciclo de vida da aeronave, a
filosofia de manutenção baseada em apenas dois níveis, eliminam revisões gerais
dispendiosas, e o sistema de monitoramento de estruturas e sistemas (HUMS) contribui para a
redução de custos do M-345.
O piloto poderá realizar manobras planejadas com
maior eficiência antecipadamente, voar em formação com outros aviões
interagindo em tempo real via link de dados com outros pilotos, tanto em outras
aeronaves em voo quanto com simuladores terrestres, graças ao sofisticado
simulador de treinamento a bordo. Além disso, é possível planejar os cenários
de missão, e em seguida, fazer o download dos dados de voo, graças à
"Estação de Planejamento e Debriefing da Missão" (MPDS), reanalisando
as missões realizadas durante a fase de debriefing.
O motor do M-345 é um turbofan Williams
FJ44-4M-34, otimizado para uso militar e acrobático. A estrutura do avião tem + 7 / -3,5 g de fatores de carga limite. A eficiência operacional é assegurada pelo reabastecimento por pressão de ponto único e pela geração de oxigênio a bordo (OBOGS), que reduzem a necessidade de equipes de apoio no solo e tempos de retorno. O cockpit conta com aviônica baseada na mais recente experiência com M-346 Advanced Jet Trainer, que combina com os padrões dos últimos jatos de combate, incluindo controles HOTAS, Head-Up Displays (HUD), Displays Multi-Função (MFD) touch screen e um Head-up display que é espelhado por uma quarta tela no assento traseiro e datalink em tempo real, que é Integrado ao sistema de simulação de treinamento tático a bordo da aeronave.
O M-345 é a mais nova aeronave de treinamento militar desenvolvida pela Divisão de Aeronaves de Leonardo. Voltado para as fases básico-avançadas do programa de treinamento de pilotos, ele oferece baixos custos operacionais e de aquisição . A aeronave que destina-se a substituir a atual frota da Força Aérea Italiana composta pelos MB.339A, também irá reequipar a famosa equipe acrobática “Frecce Tricolori”.
GBN News - A informação começa aqui
com Leonardo