A edição de 2018 do Farnborough Air Show trouxe à público o projeto britânico para nova geração de aeronaves que deverão em um futuro próximo substituir os Eurofighter Typhoon, o "Tempest" como foi denominado o conceito de sexta geração do Reino Unido, surpreendeu a todos com sua proposta.
O secretário de Defesa do Reino Unido, Gavin Williamson, fez um pronunciamento sobre o bilionário programa britânico:
“Somos líderes mundiais no segmento de aeronaves de
combate há um século, com um invejável conjunto de habilidades e tecnologia, e
essa Estratégia deixa claro que estamos determinados a garantir que continue assim. Ele
mostra aos nossos aliados que estamos abertos a trabalhar juntos para proteger
os céus em um futuro cada vez mais ameaçador, e essa aeronave conceitual é
apenas um vislumbre de como poderá ser o futuro.
A indústria de defesa britânica é uma grande contribuidora para a
prosperidade do Reino Unido, criando milhares de empregos em um próspero setor
manufatureiro avançado e gerando uma capacidade soberana no Reino Unido que é a
melhor do mundo.
As notícias de hoje deixam a indústria,
nossos militares, o país e nossos aliados, sem dúvidas de que o Reino Unido
estará voando alto no segmento de aeronaves de combate à medida que avançamos para a
próxima geração de aeronaves.”
O programa de desenvolvimento custará ao Reino Unido cerca de £ 2 bilhões de acordo com Williamson.
Os britânicos esperam que a nova geração de aeronaves garanta que o Reino Unido
permaneça na vanguarda da tecnologia de combate e no domínio do espaço
aéreo em futuros confrontos.
Segundo Charles Woodburn, executivo-chefe da BAE
Systems, ainda levará algum tempo para que o novo conceito finalmente ganhe os céus. Segundo ele, o Typhoon ainda será pelos próximos anos a espinha dorsal britânica, formando a base absoluta da defesa aérea européia e continuará em
serviço nas próximas décadas.
Um ponto que chama a atenção, é que o Typhoon será utilizado como plataforma de avaliações e desenvolvimento de sistemas e conceitos que após validados serão inseridos no "Tempest", com muitas das tecnologias que serão incorporadas a nova aeronave de sexta geração, sendo vistas pela primeira vez no Typhoon. Ainda segundo disse Charles Woodburn, o Typhoon receberá atualizações na aviônica, nos sistemas de armas e upgrades
no radar, após a validação dos conceitos e tecnologias no Typhoon, então serão implantados no "Tempest".
Uma característica que chama a atenção no "Tempest", sem sombra de dúvidas é a promessa de que a nova aeronave possa ser pilotada no modo convencional, com um piloto embarcado ou remotamente como um drone.
O "Typhoon" em breve dará lugar ao "Tempest" |
A aeronave esta sendo desenvolvida pelo consórcio denominado "Tempest Team", que reúne as britânicas BAE
Systems, Rolls-Royce e as europeias Leonardo e MBDA. O "Tempest Team" reúne as principais
capacidades da indústria européia, sendo marcantes nas quatro
principais áreas de tecnologia do futuro da aviação de combate britânica: sistemas aéreos
avançados de combate e integração (BAE Systems); sistemas avançados de
energia e propulsão (Rolls-Royce); sensores avançados, eletrônica e
aviônica (Leonardo) e sistemas avançados de armas (MBDA).
Especula-se que o primeiro exemplar entre em serviço no ano de 2035, permitindo uma transição suave do "Typhoon" para o "Tempest", uma vez que o planejamento contempla a aposentadoria do Typhoon em 2040.
O design apresentado durante o Farnborough Air Show 2018, remete á um estudo britânico dos anos 90, o qual chegou a construção de um mock-up da aeronave conceito, do que pretendia-se ser uma aeronave de quinta geração britânica, o qual estava em fase avançada de estudos de desenvolvimento pela BAE Systems, tendo como objetivo uma aeronave com tecnologia furtiva. Porém, o programa foi descontinuado quando o governo britânico decidiu embarcar no programa Joint Strike Fighter, o que levou ao Lockheed Martin
F-35 Lightning II.
Vale ressaltar que muito da experiência e os dados adquiridos através do programa britânico foram incorporados ao desenvolvimento do F-35.
Conceito dos anos 90 |
Conseguimos algumas imagens através de uma fonte britância do mock-up em tamanho real, construído e submetido a um rigoroso regime de testes para
determinar seu RCS.
Segundo informações divulgadas em um site europeu, o mock-up teria sido avaliado entre 1994 a 1999. O design lembra muito o que foi apresentado, com semelhanças ao design do "Tempest". Curiosamente, a referida aeronave conceito foi construída pelas mesmas empresas que hoje fazem parte do "Tempest Team", que inclui a BAE Systems, Leonardo, MBDA e a Rolls-Royce.
GBN News - A informação começa aqui
com agências
0 comentários:
Postar um comentário