Na manhã deste sábado (9), uma aeronave carregada com cerca de 300 quilos de pasta base de cocaína foi interceptada por duas aeronaves A-29 "Super Tucano" da FAB, que mais uma vez atuou de forma efetiva no controle de nosso espaço aéreo em conjunto uma aeronave E-99 AEW&C. O monomotor prefixo PT-IDV vinha da Bolívia quando foi interceptado pela FAB.
Segundo informações fornecidas pela FAB, o piloto do monomotor não respondeu às tentativas de comunicação, seguindo as regras de engajamento previstas para missão de policiamento do espaço aéreo, a aeronave foi classificada como suspeita e então interceptada pelos "Super Tucanos".
O piloto do monomotor após ser orientado a acompanhar as aeronaves da FAB até o aeródromo de Tangará da Serra, efetuou um pouso forçado em uma área rural nas proximidades do município de Tapirapuã (MT), no intuito de se evadir, deixando para trás a aeronave carregada com a pasta base de cocaína somando cerca de 300kg.
De acordo com o comandante de Operações Aeroespaciais, tenente-brigadeiro Carlos Vuyk de Aquino, a interceptação demonstrou mais uma vez que a FAB apresenta uma pronta-resposta à sociedade brasileira. “A Força Aérea Brasileira cumpre com sua missão constitucional de controlar o espaço aéreo brasileiro”, afirmou a nota.
A interceptação faz parte da "Operação Ostium" para coibir o tráfico de ilícitos através de nossas fronteiras, onde atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal no combate ao crime organizado e tráfico de armas e drogas.
GBN News - A informação começa aqui
com CECOMSAER
Muito legal!
ResponderExcluir