segunda-feira, 11 de junho de 2018

Submarinos: O "fantasma" dos mares, onde começou sua história?

Todos sabem o quão mortal se torna um submarino como arma durante um conflito no mar. O auge de sua fama se deu durante a Segunda Guerra Mundial, quando os "U-Boots" alemães foram responsável pela grande maioria dos afundamentos no Atlântico e no Mediterrâneo, tendo sido o algoz dos navios mercantes, onde foi um dos principais responsáveis pela entrada do Brasil no conflito ao lado dos Aliados.

Mas a história desta que é uma das armas mais furtivas da história, começa muito antes da Segunda Guerra Mundial, e é até um pouco difícil dizer com precisão onde ela teve realmente inicio, pois há vários indícios de desenvolvimentos desse tipo de navio ao longo de séculos.

O 'barco' de Roterdã, um pré-submarino de madeira de 1654
Há quem defenda que o primeiro emprego bem sucedido de submarinos se deu durante a Guerra Civil Norte Americana, porém, há alguns relatos históricos que apontam que estes não foram os primeiros submarinos a entrar em cena na história naval. O uso bem-sucedido de submersíveis data dos tempos antigos, da época de Alexandre, "O Grande", havendo alguns relatos do emprego de "submersíveis" primitivos em ataques.  Ainda observando relatos do passado, há registros que apontam desenhos dos primeiros submarinos datando de 1578.

É correto afirmar que o submarino teve um longo desenvolvimento, tendo sido objeto do empenho de muitos inventores e projetistas ao longo de séculos, sendo essa história repleta de tentativas e erros, com alguns poucos e limitados casos de sucesso até o considerado primeiro ataque bem sucedido com esta arma.

O primeiro submarino a ser empregado com sucesso à afundar um navio inimigo surgiu durante a Guerra Civil Norte Americana, conforme citamos anteriormente. Ambos os lados envolvidos no conflitos possuíam projetos de submersíveis. Mas, foram os "Confederados" a conseguir empregar com sucesso o primeiro submarino militar do mundo a completar com sucesso uma missão ofensiva. 

O "Hunley", submarino batizado em homenagem ao seu inventor, Horace Lawson Hunley, foi desenvolvido no auge da Guerra Civil Americana (1861-1865), pelos confederados, na cidade de Mobile, no Alabama, sendo transportado de trem até a cidade de Charleston. Apresentando 12 metros de comprimento, cerca de 7.5 toneladas, movido à manivelas com força braçal, acionado por 7 homens, era capaz de atingir uma velocidade na ordem dos 13 nós à superfície, e submerso atingia cerca de 4 nós. O "Hunley" não possuía das melhores famas, pois mostrou ser um submarino muito capaz e ao mesmo tempo muito perigoso de operar. Antes de sua triunfal ação em combate, o "Hunley" afundou duas vezes durante testes, afogando o seu próprio inventor, mais 12 tripulantes. Mas apesar das dubiedade acerca de sua eficiência, o submarino foi posto em combate diante de um cerco contra o porto de Charleston, quando surpreendeu e escreveu seu nome na história como o primeiro submarino a efetivamente afundar um navio em combate, o "Housatonic".

Pouco se sabe em relação ao que aconteceu a bordo do Hunley após o ataque bem sucedido ao "Housatonic". Em terra, esperou-se pacientemente o regresso do triunfante submarino, coisa que nunca aconteceu. 

Há especulações de que a explosão do torpedo "espetado" no "Housatonic" ocorreu quando o "Hunley" ainda estava muito próximo, tendo o mesmo sido atingido pela força da explosão. O que pode ter danificado o submarino, a ponto de ficar inoperante. Com o esforço realizado pela tripulação do Hunley, os níveis de dióxido de carbono podem ter aumentado a níveis que fizesse os tripulantes desmaiarem, fato muito provável ter acontecido, pois, quando o "Hunley" foi encontrado 136 anos depois, no dia 8 de agosto de 2000, estava enterrado sob 2 metros e meio de areia e lodo, que conservou tanto o navio com as ossadas do seu comandante, o tenente Dixon e os seus 7 tripulantes. A posição em que as ossadas dos tripulantes encontravam-se tombados sobre a manivela, é consistente com a teoria do desmaio, e mesmo que nem todos tripulantes tivessem tombado sobre a manivela, o submarino poderia se mover, pois nem mesmo que dois ou três tripulantes tivessem resistido ao desmaio, não teriam como tirar seus companheiros de cima da manivela, muito menos girá-la.

Há outra hipótese, uma vez que foi relatado que a tripulação após afundar o "Housatonic", teria conseguido sinalizar o sucesso por meio de sinal luminoso antes de desaparecer. Segundo essa teoria, a explosão teria danificado o casco, a ponto de permitir a entrada de água, porém, a tripulação teve tempo de sinalizar o sucesso do ataque com uma lâmpada de magnésio, e posteriormente teria ido a pique devido á uma inundação repentina, sem que houvesse como a tripulação escapar.

Há uma rica e vasta história sobre os submarinos, e em breve você poderá conhecer um pouco mais dessa fantástica arma aqui no GBN News, onde lançaremos uma nova série especial após a conclusão da série "Os Navios de Escolta", a qual ainda guarda capítulos com muita informação para enriquecer nosso conhecimento e debates acerca desta importante classe de navios, então aguarde nossas novidades, a previsão é que a série sobre submarinos tenha inicio em agosto e se conclua no lançamento do primeiro submarino da "Classe Riachuelo".

GBN News - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger