sábado, 30 de junho de 2018

RIDEX 2018: 14X - O conceito hipersônico brasileiro

Na última sexta-feira (29), conseguimos obter mais informações sobre o programa 14X da Força Aérea Brasileira, onde havia exposta uma maquete do 14X no estande "Dimensão 22" da FAB montado no Armazém 3 da RIDEX 2018. 

Como muitos de nossos leitores nos enviam pedidos através de e-mails, onde há um considerável número de pedidos por mais informações sobre o desenvolvimento do "14X", o demonstrador de conceito tecnológico para um veículo hipersônico. Como estava presente ao evento o 1 Ten Norton, um dos envolvidos no programa e com certeza a melhor pessoal para nos informar sobre os progressos do programa de desenvolvimento.

O Ten. Norton nos apresentou os desafios que representam o desenvolvimento de uma aeronave hipersônica, uma vez que as características de voo nesse regime de velocidade requerem muito da resistência dos materiais usados na construção dos sistemas e da própria fuselagem da aeronave. 

Segundo nos foi informado, já estamos em estágio bastante avançado com relação a concepção do motor Scramjet, o qual já passou por testes em túnel de impacto, onde são simuladas condições semelhantes a que serão encontradas pelo sistema em voo hipersônico, porém, vale aqui ressaltar que estes testes duram microssegundos, sendo necessário todo um aparato de alta tecnologia para coleta de dados fundamentais ao seu desenvolvimento.

Está previsto para os próximos anos o teste em voo com o motor que esta sendo projetado para atingir velocidades acima de Mach 10, o que representa cerca de 3 km/s. Uma velocidade dez vezes mais rápida que o som.

A tecnologia de propulsão hipersônica é simples, porém complexa, não requerendo partes móveis, já que o seu funcionamento de dá por um fenômeno físico característico encontrado em determinada velocidade supersônica que permite acionar o motor scramjet, o que leva a necessidade de um veículo lançador para que a aeronave consiga atingir os parâmetros necessários para seu acionamento. A tecnologia é muito restrita, são poucos os países que dominam ou desenvolvem programas deste tipo, estando o Brasil neste seleto grupo.

É preciso ainda alguns anos até que possamos chegar ao lançamento do veículo, pois há diversos desafios a serem superados por nossos pesquisadores, além do desenvolvimento do motor Scramjet, temos de desenvolver o material resistente para construção da fuselagem, tendo em vista a alta temperatura a qual será submetida, além deste desafio, ainda precisamos desenvolver sistemas de controle, telemetria e comunicação que viabilizem o lançamento e coleta de dados obtidos com o lançamento deste demonstrador tecnológico.

O Brasil investe de forma consistente no programa, mas seu desenvolvimento se mostra lento devido aos processos de aquisição de material e serviços destinados ao programa, há todo um processo que demanda muito tempo para que se consiga finalizar a compra de determinado insumo ao programa, este processo moroso e burocrático tem atrasado consideravelmente o avanço do programa.

Mas o Ten. Norton nos demonstrou grande entusiasmo com as conquistas que obtivemos nos últimos anos, e nos relatou que estamos bem próximos de validar o conceito do nosso motor scramjet, onde em breve deverá ser lançado para testes inicialmente através de um veículo foguete do tipo VSB-30, onde seria colocado na posição que normalmente é ocupada pela "coifa" e experimentos.

É muito gratificante saber que estamos caminhando rumo ao domínio de tecnologias avançadas, que embora haja muito ainda a ser feito neste sentido, principalmente como maior investimento no campo de pesquisa e desenvolvimento por nosso governo, nós brasileiros nos mantemos ainda "vivos" no campo da inovação e desenvolvimento, principalmente sendo o país do "Pai da Aviação", é motivo e orgulho saber que o programa 14X tem avançado em suas pesquisas. 

Agradecemos ao Tenente Norton por ter nos recebido e esclarecido pontos de suma importância sobre o programa e desejamos sucesso a toda equipe envolvida no desenvolvimento do 14X.

Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio e leste europeu, especialista em assuntos de defesa e segurança.


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