quarta-feira, 23 de maio de 2018

Série Embraer - Um sonho que se tornou orgulho brasileiro

Diante do eminente acordo entre a Embraer e a norte americana Boeing, nós do GBN News resolvemos trazer aos nossos leitores um pouco da saga de nossa mais emblemática indústria aeronáutica, um exemplo do Brasil que deu certo e que possui um futuro nebuloso em face do acordo eminente com a gigante da aviação mundial.

Para começar nossa série, vamos contar um pouco do início deste sonho, que reflete bem a saga do patrono da aviação mundial, o brasileiro Santos Dumont, o qual é um dos grandes nomes da história brasileira, assim como a Embraer escreve a cada dia uma bem sucedida página da história do Brasil e sua grande capacidade de projetar e construir com sucesso sistemas e tecnologias que ganham os quatro cantos do mundo, levando o nome do Brasil mais alto.

Nos anos 60 o governo brasileiro sob tutela já do Regime Militar, tinha o intento de fomentar o nascimento de nossa indústria aeronáutica, sendo parte de um projeto estratégico que visava reduzir nossa dependência das importações, sendo assim, nos idos de 1965, para ser mais exato no dia 25 de junho daquele ano, surgia  o projeto governamental IPD-6504, que visava a produção de uma aeronave que atendesse as necessidades do transporte aéreo comercial brasileiro, principalmente em pequenas cidades, visando a produção de um avião que se adaptasse à limitada infraestrutura aeroportuária do Brasil naquela época. 

O projeto que surgiu primeiro que a própria fábrica, nasceu no CTA (Centro Técnico Aeronáutico), sendo uma aeronave robusta de asa baixa, contando com dois turboélices Pratt & Whitney Canada PT6A-20 de 550 HP, aeronave que surgia com capacidade para oito passageiros em seu modelo de pré-série, com o primeiro protótipo envolvendo cerca de trezentas pessoas em sua produção, tendo sido o projeto liderado pelo hoje lendário engenheiro aeronáutico brasileiro e naquela época major da FABOzires Silva. O primeiro protótipo realizou seu primeiro voo em 22 de outubro de 1968.

Mas a história da nossa Embraer efetivamente se inicia no ano seguinte, quando em 1969 finalmente a indústria aeronáutica brasileira tem o surgimento de sua mais bem sucedida empresa, a Embraer. No dia 19 de agosto de 1969 oficialmente nascia a empresa brasileira que hoje a quase 49 anos de sua criação é um dos grandes orgulhos da nação brasileira.

A Embraer então produziu mais dois protótipos de pré-série, que foram denominados EMB-100 e precursores da versão de série conhecida como EMB-110 "Bandeirante", dos quais foram produzidos quase quinhentas aeronaves! E será tema de um dos capítulos dessa série especial sobre a Embraer.

Inicialmente presidida pelo genial Ozires Silva, que se manteve no "comando" da Embraer até 1986 e retornando em 1991 quando comandou a empresa durante a crise e conduziu o processo de privatização, tendo permanecido no cargo até 1995. A mais bem sucedida empresa aeronáutica brasileira escrevera vários capítulos de sucesso, porém, também teve alguns fracassos, estes que serviram para balizar a empresa e a conduzir ao sucesso posteriormente.

Durante quase 49 anos de existência, a Embraer participou de importantes programas de defesa brasileiros, concebendo aeronaves que foram marcantes para nossa Força Aérea e alguns dos grandes sucessos de exportação. Como pretendemos falar de cada um dos grandes desenvolvimentos da empresa brasileira, afim de não delongar muito essa primeira parte, vamos citar algumas das aeronaves que tiveram papel importante em sua história, como o Bandeirante, Tucano, Xavante, AMX, Brasília, Super Tucano, a família de jatos regionais ERJ-145 e seus desenvolvimentos, Legacy e no momento o KC-390, sem contar a futura produção do F-39 Gripen BR.


Esperamos que com o trabalho que iniciamos nessa breve apresentação da nova série do GBN News tenhamos deixado nossos leitores com "água na boca", e que possamos apresentar com sucesso a nossa tradição aeronáutica sob a história da Embraer e levar nossos representantes em Brasília á reflexão sobre os rumos que serão dados a nossa grande indústria para que a mesma não siga o mesmo caminho que tantas outras emblemáticas indústrias e empresas brasileiras, como a PanAm, ENGESA, Varig e outras grandes do Brasil.


Fiquem conosco e aguardem o próximo capítulo que trará a história mais aprofundada sobre a Embraer, lhes proporcionando um rico conhecimento histórico de um dos nossos maiores orgulhos.




Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio e leste europeu, especialista em assuntos de defesa e segurança.


GBN News - A informação começa aqui






Nenhum comentário:

Postar um comentário