A Ares trouxe para LAAD Security um protótipo do seu conceito de viatura blindada 4x4, designada AC-1. Tal viatura despertou o interesse do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, além de diversas forças policiais.
Nós do GBN News visitamos o stand da ARES afim de conhecer a novidade, e encontramos o Comandante Geral da Policia Militar da Bahia, Cel. Anselmo Alves Brandão, que deu uma conferida na futura viatura que deverá equipar as unidades especiais da força policial bahiana que atuam na Caatinga e sertão bahiano.
A proposta da Ares é muito interessante e atende um importante nicho no mercado de defesa nacional. Segundo nos foi apresentado pelo nosso amigo Cel. Marcos Souto, consultor da empresa, a viatura pode ser equipada de acordo com a necessidade de emprego do operador. Sendo um protótipo da versão básica, a qual possui capacidade para transportar quatro homens plenamente equipados, contando com blindagem resistente a impactos de calibre 7,62x51mm AP, a qual pode ser aumentada de acordo com os requisitos do comprador, equipado com motor Cummins 2.8 com 150cv, apresenta grande desempenho off-road, montada em estrutura monobloco, possui conjunto mecânico nacional, com todos componentes da suspensão e sistema de transmissão brasileiros.
O novo veículo que atraiu os olhares dos presentes ao evente é fruto do projeto do engenheiro Odilon Lobo de Andrade Neto, ex-projetista da saudosa ENGESA, tendo atuado no desenvolvimento de vários sucessos da extinta empresa e que agora nos apresenta esse blindado 4x4 que nos remete a uma solução interessante tanto para segurança pública, quanto para nossas forças armadas.
O projeto básico não prevê casco em "V", solução muito utilizada para lidar com as ameaças representadas pelas minas terrestres, mas conforme o Cel. Marcos Souto nos confidenciou, é algo que pode ser adotado se for requisito do operador.
A simplicidade e robustez do projeto é um grande atraente, somado a grande mobilidade do veículo, permite que o mesmo possa ser empregado em variadas funções, que vão desde viatura blindada de emprego policial, viatura de reconhecimento/esclarecimento, até posto de monitoramento avançado, comando e controle.
O fato de contar com mecânica nacional é um importante ponto positivo, o que garante ao operador menor custo logístico e maior disponibilidade de sua frota, algo de suma relevância quando se fala em emprego no campo de segurança pública, algo que tem se revelado um dos "calcanhares de Aquiles" dos blindados Maverick operados pela Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.
O AC-1 apresenta um variado leque de opções, no que tange aos sistemas e armamentos que podem sem integrados á viatura. Dentre os armamentos que podem ser dotados na versão de emprego militar, o 4x4 da Ares pode receber as torres automatizadas REMAX, sistemas de foguetes, fumígenos e no campo policial pide ainda ser equipado com a nova torre da Condor, capaz de disparar um variado leque de munições não letais.
O novo blindado ainda esta tendo a montagem do protótipo finalizada, conforme observamos no stand, mas em dois meses deverá estar concluído e sendo avaliado pelo Centro de Avaliação do Exército (CAEx).
É uma aposta que trás inovações importantes e que tende a ser uma resposta as necessidades do mercado, em especial no EB que carece de um meio desta categoria.
Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio e leste europeu, especialista em assuntos de defesa e segurança.
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