Poucos conhecem um variante do famoso AH-1 "Cobra", essa aeronave atua em outro tipo de combate, trata-se do Firewatch Cobra, uma conversão do Bell AH-1F para atuar com o serviço florestal dos EUA, o US Forest Service, no combate á incêndios florestais, coletando informações e orientando as equipes no solo.
Os veteranos helicópteros de ataque Bell AH-1F "Cobra", passaram a ser denominados como Bell 209 "Firewatch Cobra", sendo oriundos dos estoques do exército americano, que possui centenas destas aeronaves aposentadas. O US Forest Service realizou a aquisição de 25 aeronaves AH-1F destinadas ao programa "Firewatch", porém, apenas duas destas células foram convertidas para cumprir com a nova missão.
O "Cobra" foi despido de todos sistemas militares, tendo removido todo armamento e capacidade militar. Após ter sido "despido" das capacidade militares, as duas células passaram pela integração de novos e modernos sensores infravermelhos, câmeras e sistemas de comunicação.
Dentre as capacidades que conta o novo "Cobra", ele pode fornecer imagens em tempo real para equipes no solo, uma poderosa câmera de alta resolução é capaz de ler a placa de um automóvel há cerca de 800 metros de distância, equipado também com uma torreta FLIR estabilizada que pode manter o foco em determinada localização, fornecendo imagem em tempo real com as coordenadas na parte superior da tela, este sistemas durante o voo, têm capacidade de georreferenciamento para pontos no solo. Dentre todos os sistemas integrados no "Cobra", o mais inovador no emprego de combate a incêndios, com certeza é a capacidade de gerar imagem infravermelha mesmo através de fumaça.
O sistemas de comunicação via Data Link, permite as equipes obter informação em tempo real. Um enorme ganho em capacidade e inteligência, uma vez que se obtém dados preciosos sobre a ocorrência, mesmo que haja muita fumaça no local, sendo um ativo importante para salvar vidas. Tais informações dão uma importante base para o planejamento das ações, auxiliando na tomada de decisões e economizando importantes recursos e precioso tempo.
Os sistemas do helicóptero Firewatch garante ao supervisor do grupo tático (ATGS) definir as medidas tomadas, além de avaliar o resultado dos lançamentos realizados pelas aeronaves de combate á incêndios, ajudando a direcionar as mesmas para atingir os focos de incêndio. Os "cobras" reúnem e transmitem informações em tempo real melhorando a eficiência operacional e a gestão da operação.
O programa Firewatch Cobra oferece uma plataforma multifuncional, equipada com seis canais de rádio (3 VHF FM e 3 VHF AM) que ajudam a apoiar o ATGS na missão de supervisão aérea sobre incêndios.
Para melhorar a visibilidade do piloto e do ATGS, o cockpit do Firewatch Cobra recebeu janelas em forma de bolha. O ATGS fica no assento dianteiro, com piloto ocupando o assento traseiro, o que dá uma visibilidade maior ao ATGS, sem contar a capacidade de coleta de imagens em tempo real.
O Firewatch Cobra apresenta um formidável desempenho, o qual supera o apresentado pela versão original. Tal fato se deve principalmente pela redução de peso obtida com a retirada de sistemas e equipamentos de emprego militar, obtendo uma melhor relação peso/potência e com isso reduzindo muito o consumo de combustível da aeronave,aumentando a manobrabilidade e agilidade da mesma.
O sistema FLIR conta com a torre Star Safire 3, que é o coração do helicóptero, fornecendo capacidade de sensoriamento remoto, permitindo coletar imagens do perímetro do incêndio sob qualquer condição, independente da intensidade da fumaça.
O sistema inclui:
• Sensores infravermelhos,
• Câmera digital de baixa luminosidade Sony,
• Buscador de alcance laser de georreferenciamento,
• Iluminador laser, e
• Sistema de navegação inercial GIS.
Os sensores
infravermelhos da torreta FLIR permitir que o operador ATGS veja imagens de calor exibidas no monitor de 15 polegadas do assento dianteiro. O
piloto conta com tela também,para melhorar sua
consciência situacional sobre os incêndios.
Um sistema de mapa
em movimento Avalex permite ao ATGS obter referência instantânea para identificar a
localização da aeronave. Em simultâneo é possível exibir o tráfego aéreo no
mapa ou alimentar com informações do GPS através de cruzamento de dados com sistema TCAD, que pode gerar mapas e enviar as equipes no solo. Toda informação coletada pelo sistema é gravada e pode ser acessada após o pouso.
Até o momento foram convertidos apenas duas aeronaves, o Firewatch Cobra prefixos N109Z fabricado em 1969, e o N107Z fabricado em 1983. Duas outras aeronaves foram canibalizadas para fornecer peças aos dois exemplares em operação, com o programa em andamento há mais de 10 anos, espera-se que o investimento seja ampliado e outras das 21 aeronaves remanescentes do lote adquirido junto ao US Army sejam convertidas para auxiliar o US Forest Service no combate aos incêndios florestais, os quais representariam um enorme ganho em capacidade.
Ficha Técnica:
- Motor: T53-L-703 com 1800 shp
- Alcance: 580km / 3 horas de voo
- Velocidade do cruzeiro: 260 Km/h
- Velocidade máxima: 352 Km/h
- Teto: 10,800 pés
- FLIR Star Safire 3
GBN News - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário