Finalmente surgiram mais informações sobre o ocorrido com o protótipo do KC-390 durante uma de suas avaliações, quando o mesmo entrou em estol e só conseguiu recuperar a cerca de 1000 pés de altitude (300m). A equipe da Revista AeroMagazine, conseguiu informações mais precisas do que ocorreu naquela ocasião, tendo recebido informações de um dos engenheiros envolvidos no programa e que pediu anonimato.
Segundo o relato do mesmo à Revista AeroMagazine, o incidente envolvendo o protótipo PT-ZNF da nova aeronave militar da Embraer, o KC-390, o voo de testes no interior paulista quase terminou em tragédia.
O motivo do incidente teria sido o deslocamento do centro de gravidade durante uma das manobras do ensaio em voo, quando um dos equipamentos utilizados para aferição dos dados coletados durante o ensaio se desprendeu durante uma manobra crítica de estol que fazia parte do programa de ensaios e correu para o fundo do compartimento de cargas. Tal movimentação inesperada alterou bruscamente o centro de gravidade da aeronave, fazendo com que a mesma girasse em seu próprio eixo perdendo rapidamente altitude.
Os pilotos conseguiram recuperar a aeronave a pouco mais de 1.000 pés (300m) em relação ao terreno. Durante este momento crítico a aeronave foi submetida a forças negativas superiores às previstas no projeto, o que teria causado danos estruturais ao PT-ZNF, o qual ainda não teve revelada a extensão dos danos causados pelo incidente e se a mesma poderá retomar os voos após o incidente.
Tal incidente levou a muitas especulações nas redes sociais e por especialistas em aviação, onde várias teorias foram levantadas sem um pronunciamento mais detalhado por parte da Embraer, que se limitou a uma simples nota a imprensa.
GBN News - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário