A Rússia se prepara para o lançamento de sua terceira aeronave civil desde a queda da União Soviética. Após o Sukhoi Superjet 100 (SJJ-100) e o MC-21, espera-se pela chegada do novo IL-114-300. A nova aeronave terá capacidade para 64 passageiros e alcance de 2.000 km, sendo considerado uma excelente opção para atender as rotas regionais. A Estatal Rostec, maior conglomerado industrial da Rússia, iniciará os testes do novo motor TB7-117CT que será adotado pelo novo modelo.
O IL-114-300 representa mais um passo no emprego sistemático das tecnologias militares da industria russa no mercado civil. A aeronave tem potencial para atender as demandas do mercado local e regional em diversos países.
O novo modelo fará uso da infraestrutura desenvolvida para o SSJ-100, primeiro avião civil lançado no mercado pela Rússia. Contará também com a configuração de fuselagem estreita presente no MC-21, cuja produção em série deve ocorrer até o final de 2017. Toda a infraestrutura já criada para o SJJ-100 e o MC-21, incluindo armazéns, centros de treinamento, logística, parceiros globais, além de centros de manutenção técnica e bases para reposição de peças, também será utilizada para atender ao operadores do novo IL-114-300.
A construção do IL-114-300 e o primeiro voo devem ocorrer em 2018. A certificação do motor TB7-117CT deverá ocorrer até 2020. A produção em série esta prevista para ser iniciada em 2021. A meta de produção é de 12 aeronaves ao ano a partir de 2022.
O avião Il-114-300 foi projetado para atender rotas locais e regionais. É uma versão atualizada do IL-114. A tripulação de voo é composta por piloto e co-piloto. Para obter um melhor desempenho da tripulação de voo, o Il-114-300 está equipado com uma suite aviônica digital, contando com moderno sistema de navegação e gestão do voo que garante operações de pouso e decolagem sob condições climáticas adversas em conformidade com a norma II da ICAO. Todas as informações de navegação de voo e dados sobre o desempenho dos sistemas da aeronave são apresentados em cinco telas LCD a cores.
A cabine de passageiros possui uma configuração moderna que garante um voo confortável nas mais variadas fases do voo e altitude.
Os sistemas são configurados de tal forma que a falha de um sistema não influencia o desempenho de outros. Os sistemas possuem um alto nível de redundância e empregam materiais testados e comprovados.
O trem de pouso da nova aeronave permite aterrar em aeródromos despreparados com pistas de concreto ou sujeira, o que contribui para o sucesso da operação com Il-114-300 em diferentes regiões.
Além disso, a aeronave é projetada para operação independente do apoio de solo, sendo capaz de operar em aeroportos que não dispõe de infraestrutura. O acesso a todos os elementos estruturais e unidades, cuja inspeção é exigida pelo programa de manutenção, é rápido e fácil.
Para o Il-114-300, foi adotado um sistema de operação baseado em condições sem revisões, o que permite a manutenção da validade do voo necessária com custos operacionais mínimos dentro do ciclo de vida de 30.000 horas de voo ou 30.000 voos e vida útil de 30 anos.
"Após os testes já realizados com o motor PD-14 (o mais moderno da Rússia), entre outros, agora temos um motor a mais. O início dos testes com o TB7-117CT representa um passo importante para a Rússia e para a estratégia do Cluster de Aviação da Rostec, que prevê a convergência de tecnologias militares para uso civil. Acreditamos que a construção de motores é um elemento-chave na esfera da aviação e posicionará a Rússia como um parceiro potencial no mercado global, inclusive com um produto altamente competitivo, tanto em preço quanto do ponto de vista de manutenção e serviço pós-venda", ressalta Anatóly Serdiukóv, diretor industrial de Aviação da Rostec.
O motor TB7-117CT poderá ser instalado em aeronaves civis e militares. É uma variante do modelo ТВ7-117СМ que conta com características técnicas e de voo ainda mais amplas e modernas. A potência de decolagem é de 3.000 libras/segundo e de contingência é de 3.600 libras/segundo. Os motores tracionam um par de hélices AB112 projetadas pela empresa “NPP Aerosila”, permitindo que a potência e o impulso frontal tenham maior performance durante a decolagem.
O TB7-117CT possui um sistema de controle automático que coordena o funcionamento do motor e da hélice do avião. Esse controle permite usar a potencia do motor e da hélice com capacidade total, aumentando a eficiência de propulsão. Em particular, esse progresso também permite elevar a capacidade de carga da aeronave e reduzir o tempo de início da decolagem.
É importante destacar que o motor TB7-117CT é produzido inteiramente com peças e componentes russos. Estão previstos 20 voos de testes que irão ocorrer no laboratório de voos IL-76ll. Serão avaliadas todas as velocidades e alturas necessárias para o IL-114-300. Uma vez que estes testes sejam aprovados, o motor já poderá ser implementado na aeronave.
O motor TB7-117CT também será usado no avião de transporte militar IL-112B, permitindo que a aeronave voe com até 5 toneladas de carga máxima, capacidade para acomodar 44 passageiros e percorrer uma distância de 2.400 quilômetros. Espera-se que a produção em série do IL-112B comece em 2019 com uma produção prevista de 12 aeronaves ao ano.
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com Rostec
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