Embora esteja nos planos da USAF manter grande parte dos seus A-10 voando, reconhecem que serão forçados a aposentar três esquadrões dos "Warthog", a menos que seja a verba necessária para o programa de substituição das asas seja liberada. Atualmente das 281 aeronaves que constam no inventário da força, cerca de 109 dos A-10 precisam ter suas asas substituídas afim de estender sua vida operacional.
Porém, mesmo que o Congresso norte americano libere o financiamento para substituição dos conjuntos de asas, a USAF não poderá realizar uma concorrência para um contrato que vise a substituição das asas dos seus A-10 antes que a vida útil das asas atuais se esgote, disse a General Ellen Pawlikowski, comandante do Air Force Materiel Command.
"Estamos tentando trabalhar para ver se podemos chegar ao ponto em que não teremos que retirar aeronaves de operação para esperar por novas asas, mas no momento, teremos que retirar algumas aeronaves de operação enquanto buscamos a obtenção de asas adicionais ", Disse ela.
Como uma medida para evitar o GAP operacional, está sendo considerada a opção de usar as asas de alguns exemplares do A-10 que estão sendo retirados de operação na Base da Força Aérea de Davis-Monthan no Arizona, recuperando-as e instalando as que ainda possuem condições de voo nos Warthogs à medida que suas asas chegam ao fim de vida. Mas isso não será uma solução de longo prazo, apenas um paliativo que permitirá ganhar mais algumas horas de voo, não substituindo a solução com novas asas", disse Pawlikowski, reconhecendo que a situação estava longe de ser a ideal.
Mesmo com alguns dos A-10 programados para receber novas asas poderndo ser aterrados, já que a Boeing luta para entregar as asas no tempo devido, disse Pawlikowski.
"O que teremos que fazer é administrar a frota para fornecer jatos suficientes, particularmente para os esquadrões que estão sendo implantados em suporte às operações. Mas a disponibilidade da aeronave será impactada devido ao fato de que não teremos asas suficientes para manter a disponibilidade atual da aeronave ", disse ela.
"Então, teremos que ser mais nítidos com os jatos e como gerenciamos a missão em termos de implantações para manter os esquadrões inteiros".
Em uma declaração à Defense News, a Boeing reconheceu que está tendo dificuldades em acompanhar o cronograma de entrega das asas para os A-10 da USAF.
"Tivemos um atraso em uma peça composta construída por um dos nossos fornecedores que é usada para construir os painéis de asa externos do A-10 Thunderbolt II", disse uma porta-voz da Boeing. "Nós avaliamos o problema e continuamos trabalhando em estreita colaboração com a Força Aérea dos EUA e nosso fornecedor para uma resolução rápida e acelerada. Até à data, a Boeing entregou 159 de 173 conjuntos de asas para os A-10. "
Os comitês do Congresso incluíram uma autorização de 103 milhões em suas contas que permitiriam que a produção de asas dos A-10 e a fabricação de conjuntos de asas, essa medida foi aprovada pela Câmara e pelo Senado. No entanto, essa legislação na verdade não aloca financiamento, e o Congresso terá que aprovar uma conta de gastos antes que a Força Aérea possa avançar com a compra de novas aeronaves.
Os legisladores bloquearam as tentativas de aposentar o A-10 no passado, incluindo planos no orçamento do ano fiscal de 2017 da Força Aérea, que gradualmente eliminaria a aeronave a partir do ano fiscal de 2010 e uma proposta do FY2016 para a aposentadoria de todos os seus A-10 naquele ano .
Mas Pawlikowski apontou o dedo para o Congresso como uma das principais razões pelas quais os A-10 podem estar presos na linha de vôo em questão de anos, dizendo que essa era a conseqüência natural de uma década de resoluções contínuas e instabilidade orçamentária que deixou a Força Aérea incapaz de fazer planos a longo prazo.
"Nossa oportunidade de avançar com programa realizar um novo contrato para obter essas asas adicionais foi adiada até que possamos obter uma apropriação real", disse ela. "Não posso fazer esse trabalho sob uma resolução contínua".
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com Defense News
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