A Turquia já realizou um depósito para Moscou afim de formalizar a aquisição do sistema de mísseis russo S-400, disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, após sua visita ao Cazaquistão.
"Nossos amigos já assinaram um acordo sobre o S-400. Um depósito também foi pago, tanto quanto eu sei. O processo continuará com a transferência de um crédito da Rússia para nós. Tanto o Sr Putin, quanto eu, estamos determinados sobre esta questão ", disse Erdogan a jornalistas.
O líder turco também comentou sobre alguns relatórios da mídia que davam que Ancara poderia retroceder na compra do sistema de mísseis da Rússia, pois não seriam capazes de operar com os radares da OTAN.
"Somos nós que tomaremos decisões em relação à nossa independência. Somos responsáveis por tomar medidas de segurança para a defesa de nosso país. Nos salvaremos se enfrentarmos dificuldades em buscar sistemas de defesa", disse ele, de acordo com o documento.
O S-400 Triumf da Rússia é o último sistema de mísseis antiaéreo de longo alcance que entrou em serviço no ano de 2007. Ele é projetado para destruir aeronaves, misseis de cruzeiro e balísticos, incluindo mísseis de médio alcance, e também pode ser usado contra objetivos terrestres. O S-400 pode detectar e acompanhar alvos a uma distância de 400 km e a uma altitude de até 30 km.
O comandante da Força Aeroespacial Russa, Viktor Gumyonny, disse em abril que os mísseis capazes de destruir alvos no espaço começaram a chegar ao sistema S-400.
A Turquia tem aumentando a aproximação com a Rússia nos últimos tempos, mesmo após o incidente no qual um de seus caças abateu um SU-24 russo em operação sobre a Síria, ocasião na qual os laços entre as duas nações estiveram bastante fragilizados, porém, tudo indica que a nova posição adotada pela Turquia, demonstra um novo panorama na região e uma postura que pode gerar atritos entre a Turquia e a OTAN, organização da qual os turcos são signatários.
GBN News - A informação começa aqui
com agências
0 comentários:
Postar um comentário