segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Lituânia denúncia violação do espaço aéreo por russos, Rússia desmente o fato

As reivindicações da Lituânia sobre a violação intencional de suas fronteiras aéreas pelas aeronaves Il-76 russas durante os exercícios Zapad-2017, são politizadas e não têm nada a ver com o estado real das coisas, disse o Ministério da Defesa da Rússia nesta segunda-feira (18).

O incidente ocorreu em 16 de setembro. As autoridades da Lituânia afirmaram que duas aeronaves russas do tipo Il-76, entraram em seu espaço aéreo e permaneceram por cerca de dois minutos. Uma nota relevante foi entregue ao embaixador russo em Vilnius.

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, as aeronaves estavam em um voo planejado na cidade de Taganrog, na região russa de Rostov, para a cidade de Chernyakhovsk, na região mais ocidental de Kaliningrado. Ao voar sobre as águas neutras do Mar Báltico, as tripulações das aeronaves detectaram uma tempestade de cerca de 20 quilômetros de largura e cerca de 60 quilômetros de extensão, o que "representava uma ameaça para as aeronaves" e a segurança das tripulações ", disse o ministério.

"Eu procuro evitar o perigo e em estrita conformidade com as normas da lei de aviação internacional, a equipe da aeronave russa fez uma requisição para o centro de controle do espaço aéreo em Vilnius para pedir permissão para o desvio necessário da rota de voo para a fronteira aérea da Lituânia para voar fora da tempestade ", disse o ministério."Assim que uma permissão relevante foi recebida do lado lituano, os aviões se desviaram da rota para passar pela área perigosa e retornaram à rota inicial".

"Nenhuma reivindicação das equipes russas veio das autoridades lituanas de controle de tráfego aéreo", observou o ministério." "Gostaríamos de salientar que, nos dois dias seguintes, o ministério da defesa russa não enganou as reivindicações do lado lituano através dos canais diplomáticos militares. Consideramos as reivindicações do lado lituano sobre a alegada violação intencional de seu espaço aéreo por aeronaves russas durante os execícios Zapad-2017 como politizadas e não tendo nada a ver com a realidade".

O exercício de grande escala, Zapad-2017, começou na Rússia e na Bielorrússia em 14 de setembro. Os exercícios são realizados em três etapas na Rússia e seis na Bielorrússia, envolvendo 12.700 soldados (7.200 bielorrusso e 5.500 russos), cerca de 70 aviões e helicópteros, até 680 veículos terrestres, incluindo cerca de 250 tanques, 200 peças de artilharia, vários lançadores de foguetes e morteiros e dez navios de guerra.

O objetivo principal do exercício é melhorar a compatibilidade dos centros de comando e controle, testar a nova doutrina e permitir aos comandantes de todos os níveis praticar o planejamento e o controle das operações com base na experiência adquirida nos últimos conflitos militares.

O exercício durará até 20 de setembro.




GBN News - A informação começa aqui
com agências
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger