terça-feira, 12 de setembro de 2017

Forças apoiadas pelos EUA em curso de colisão com o exército sírio na "corrida pelos campos de petróleo em Deir ez-Zor"

A corrida entre as forças legítimas do governo sírio e o grupo rebelde do SDF, apoiado pelos EUA, que buscam controlar a província de Deir ez-Zor, tem se intensificado após o rompimento do cerco pelas tropas sírias na semana passada e corre o risco de se transformar em confronto direto entre as forças legítimas do governo sírio e os rebeldes apoiados pelos EUA.

Na terça-feira passada (5), o exército sírio apoiado pela força aérea russa finalmente quebrou o cerco do Estado islâmico à Deir ez-Zor, após um pesado ataque de mísseis de cruzeiro contra as posições terroristas.

O avanço para expulsar os terroristas restantes progrediu em ritmo constante, e no sábado (9), as forças do governo sírio quebraram o cerco do EI ao aeroporto militar que durante três anos serviu como a única linha de abastecimento para a cidade.

Após a vitória estratégica de Damasco, enquanto as suas forças continuam a espreitar os bolsões da resistência do EI no oeste da cidade, os EUA apoiaram as Forças Democráticas Sírias (SDF), que rapidamente anunciaram no sábado (9) um ataque ofensivo contra Deir ez-Zor. As forças do SDF correram para Deir ez-Zor, que fica a apenas 140 km a sudeste de Raqqa, onde a coalizão liderada pelos EUA está conduzindo sua principal ofensiva contra o EI.

"Combinação da Operação da Força-Tarefa Conjunta, congratula-se com o início de sua ofensiva para derrotar o Estado Islâmico no Iraque e na Síria, no Vale do Rio Khabur, apelidado de "Operação Jazeera Storm", ao norte de Deir ez- Zor, no leste da Síria", afirmou o Pentágono em um comunicado no sábado (9). Ele acrescentou que a operação será administrada pela Deir Ez-zor Military Coalition.

O Pentágono confirmou que as forças da coalizão lideradas pelos EUA apoiarão a milícia principalmente curda na "ofensiva do Vale do Rio Khabur" como parte da missão de assessoria e assistência. A coalizão dos EUA também disse que oferecerá equipamento à SDF, inteligência e suporte logístico, além de "ataques de precisão e consultoria de campo de batalha".

"Será uma corrida", disse o ex-oficial do Pentágono Michael Maloof à RT. "Vai ser uma corrida porque você tem o exército sírio com assistência russa vindo do ocidente e você tem os Estados Unidos vindo do norte e do leste".

No domingo (10), o porta-voz do CJTF-OIR, coronel do exército, Ryan Dillon, disse que o SDF fez "ganhos significativos no Vale do Rio Khabur", capturando cerca de 250km2 desde o lançamento da ofensiva da "Operação Jazeera Storm". O rio Khabur corre para o sul através da província de Deir ez-Zor para o rio Eufrates, que fica a cerca de 35 quilômetros a leste da capital provincial.

Segundo os relatórios, o SDF estava a poucos quilômetros do rio da cidade de Deir Ez-zor. A coalizão de combatentes árabes e curdos, alegadamente avançando do nordeste, teria capturado a 113ª Brigada Base e partes do distrito de Al-Salihiyah, segundo notícias da Almasdar.

Enquanto isso, segunda-feira (11), o exército sírio continuou com seus sucessos contra os combatentes do EI no oeste, perto do aeroporto, "liberando os montes que estão localizados ao sudoeste da base de Liwaa Tameen", acrescentou o relatório.

De acordo com a Almasdar, as duas forças aparentemente estão apontando para bloquear o caminho um do outro para a cidade de Albukamal, no rio Eufrates, que fica perto da fronteira com o Iraque. 

"À medida que nos aproximamos de Deir ez-Zor, você tem essas forças convergentes, a importância da comunicação entre os russos e a coalizão, SDF e o regime se torna mais importante", disse Dillon.

"O SDF e o regime conduzem todas as suas interações com o lado russo através do canal de desconflicção", segundo o Major Adrian Rankine-Galloway, um porta-voz do departamento de defesa. "Nós passamos mensagens sobre onde estamos operando, e eles vão passar onde eles estão operando" , disse ele.

Entretanto, o SDF prometeu não atacar as forças do governo sírio.

"Temos instruções claras de que depois que o EI for eliminado, não devemos agir contra as forças do regime de Bashar Assad ou contra as forças russas, iranianas ou o movimento do Hezbollah, que estão aliados", disse o porta-voz da SDF, Talal Silo, nesta segunda feira (11).

À medida que a ofensiva militar do SDF para expulsar o EI e as províncias  de petróleo estejam seguras, as figuras tribais alinhadas com o SDF já propuseram medidas para formar sua própria forma de governo. Os números tribais na segunda-feira apelaram para "estabelecer um comitê preparatório que discutirá a base e os pontos de partida para um Conselho Civil para Deir ez-Zor".

A declaração publicada pela comunicação social da SDF disse que as consultas visariam chegar a uma "formulação que exprima as aspirações de todos os nossos povos em Deir ez-Zor". A afirmação, no entanto, não mencionou se as atividades do conselho da cidade seriam coordenadas com o governo central. 

Maloof acredita que os EUA estão intencionalmente usando os curdos para se consolidarem permanentemente na província síria rica em petróleo que está ao lado do Iraque.


"Eu acho que a atividade dos EUA e suas iniciativas agora são calculadas. Eles devem tentar manter a presença dos EUA em Deir ez-Zor ", afirmou Maloof.

"Mesmo que o exército sírio e a assistência aérea russa tenham basicamente assumido o lugar, os Estados Unidos realmente querem manter essa área. Eles querem ocupá-lo com a ajuda dos curdos ".

"Eu acho que os Estados Unidos têm a intenção de construir uma base lá. Os EUA têm intenções políticas e estratégicas para essa região; visando principalmente tentar manter a influência no vizinho Iraque, em última instância".

"Em última análise, o exército sírio precisa reocupar sua própria área, seu país", disse Maloof. "Penso que haverá a necessidade dos Estados Unidos e Rússia falarem sobre isso, porque isso poderia criar um conflito ainda maior sobre quem vai ocupar Deir ez-Zor, na verdade, toda a região ".

GBN News - A informação começa aqui
com agências
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger