A Turquia continua a concentração de tropas no Qatar, apesar de sua retirada ser uma das exigências que a Arábia Saudita e seus aliados têm imposto à Doha para que sejam suspensas as sanções.
O Ministério da Defesa do Qatar anunciou em 11 de julho que uma quinta leva de tropas turcas chegou em Doha para se juntarem aos demais na base de Tariq bin Zayid, em acordo com as disposições do acordo de cooperação militar assinado pelos dois países. O ministério divulgou fotografias mostrando as tropas turcas que desembarcaram de uma aeronave de transporte C-130J-30 da Qatar Emiri Air Force (QEAF).
As Forças Armadas turcas (TSK) não confirmaram a declaração, mas os jornais turcos informaram no dia seguinte que uma unidade de comandos com 45 homens, unidade sob o primeiro comando do exército de Istambul que chegou em Doha. A informações de que outro contingente de cerca de 25 soldados de uma unidade de artilharia chegaria ao Qatar entre os 16 e 19 de julho com obuses auto-propulsionados T-155 Fırtına.
Nenhum país revelou o número total de soldados turcos atualmente estacionados no Qatar. O Ministério da Defesa do Qatar informou a chegada dos contingentes turcos nos dias 18, 22 e 29 de junho, respectivamente, e divulgou fotografias mostrando soldados turcos e viaturas blindadas ACV-15 de transporte de pessoal sendo descarregados das aeronaves C-17 da QEAF na Base Aérea de Al-Udeid. O TSK disse que o grupo que chegou no dia 22 de junho consistiu de 23 militares e cinco viaturas blindadas. Um alto funcionário de defesa turco disse ao parlamento em maio que o país tinha 94 soldados no Qatar naquele momento.
GBN News - A informação começa aqui
com agências
0 comentários:
Postar um comentário