Esse
terceiro dia de LAAD foi realmente um dia de muita correria, estivemos na BAAF
conhecendo o Embraer KC-390 pela manhã, mas na parte da tarde, uma nova
experiência nos aguardava, nosso editor Angelo Nicolaci e nosso amigo e
parceiro, o fotografo Luiz Gomes, foram conferir de perto e voar um dos
candidatos á se tornar a primeira aeronave de asa fixa da Aviação do Exército
Brasileiro, estamos falando do Sikorsky M28, que esta sendo ofertado ao Exército Brasileiro.
Como
combinado nos dirigimos ao stand da Sikorsky no pavilhão 4 da LAAD 2017, onde
encontramos grandes amigos da imprensa especializada, nosso parceiro da Revista
Operacional, Rafael Sayão e Paulo Bastos da Tecnologia e Defesa. Todos estavam
ansiosos para conhecer o M28, e logo fomos recepcionados e conduzidos
á uma van que nos levaria ao aeroporto de Jacarepaguá, pela bela Lauren Allen,
da comunicação social da Sikorsky.
A
aeronave possui uma rampa traseira que possibilita um rápido e fácil acesso ao
interior da aeronave, equipada com um guincho para 500kg, e portas com
acionamento elétrico.
A
aeronave que nos foi disponibilizada estava configurada para transporte de
passageiros e duas macas. Possuindo um bom espaço interno, que durante as
avaliações do Exército Brasileiro, foi o único dos concorrentes capaz de
transportar uma “voadora” e um conjuntos de pás do Black Hawk.
O
painel de instrumentos é bastante simples, apresentando ainda muitos
instrumentos analógicos, porém bem dispostos no painel da aeronave. Os assentos
dos pilotos muito bem posicionados e confortáveis.
Externamente
a aeronave é bem robusta, apresentando extrema simplicidade, o que torna fácil
a sua manutenção em áreas desprovidas de estrutura, como será o caso da
operação na Amazônia.
A dançarina no painel |
Após
um suave taxi até a cabeceira, sentimos o despejar da potencia nos motores, que
rapidamente atingiram a potencia desejada e logo sentimos uma suave pressão
contra o assento e após uma curtíssima corrida ganhamos o céu, a decolagem foi
extremamente curta, e a razão de subida muito boa, ganhamos altitude muito
rápido e logo estávamos sobre o Oceano Atlântico, sobrevoando a orla carioca.
O
M28 possui um ótimo isolamento acústico, além de ser muito estável, realmente
uma aeronave muito “gostosa” de voar. Os comandos se mostram muito precisos,
com uma boa resposta, sendo muito dócil.
Foto: Luiz Gomes - Divulgação |
Após
um prazeroso voo, que nos deixou uma ótima impressão quanto a aeronave,
regressamos á Jacarepaguá, onde realizamos um pouso curtíssimo e extremamente
suave, onde mal sentimos a desaceleração da aeronave, o que nos mostrou na
prática a capacidade de pouso em pistas curtas.
Chegamos
ao fim do voo, desembarcamos e compartilhamos na sala vip da Líder Taxi Aéreo
as nossas impressões, que foram unânimes ao afirmar que o M28 é
realmente uma excelente aeronave, sendo uma ótima opção para operar com o
Exército Brasileiro. Após um breve debriefing com os representantes da Sikorsky
e seus assessores de imprensa, agradecemos pela oportunidade de voar o M28.
O M28 realmente é uma máquina fantástica e atende aos requisitos do
Exército Brasileiro, sendo uma boa opção para iniciar a operação de asas fixas
no EB e prover assistência aos batalhões de fronteira e a população da região
amazônica, serviço que foi muito afetado com a desativação dos C-115 “Buffalo”
da FAB. Caso a escolha do EB seja o M28, temos a certeza de que
estaremos servidos por uma excelente aeronave.
Tripulação: 2
Passageiros: 19
Carga ùtil: 2.300kg
Comprimento: 13,1 m
Altura: 4,9 m
Envergadura: 22,06 m
Peso vazio: 4.300 kg
Peso Máximo: 7.500 kg
Motores: 2 × turboélices Pratt & Whitney Canada PT6A-65B
Raio de Ação: 1.500 km
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Comprimento: 13,1 m
Altura: 4,9 m
Envergadura: 22,06 m
Peso vazio: 4.300 kg
Peso Máximo: 7.500 kg
Motores: 2 × turboélices Pratt & Whitney Canada PT6A-65B
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