sexta-feira, 7 de abril de 2017

Conheça o M28 - O GBN voou o candidato a equipar a AVEx

Esse terceiro dia de LAAD foi realmente um dia de muita correria, estivemos na BAAF conhecendo o Embraer KC-390 pela manhã, mas na parte da tarde, uma nova experiência nos aguardava, nosso editor Angelo Nicolaci e nosso amigo e parceiro, o fotografo Luiz Gomes, foram conferir de perto e voar um dos candidatos á se tornar a primeira aeronave de asa fixa da Aviação do Exército Brasileiro, estamos falando do Sikorsky M28, que esta sendo ofertado ao Exército Brasileiro.

Como combinado nos dirigimos ao stand da Sikorsky no pavilhão 4 da LAAD 2017, onde encontramos grandes amigos da imprensa especializada, nosso parceiro da Revista Operacional, Rafael Sayão e Paulo Bastos da Tecnologia e Defesa. Todos estavam ansiosos para conhecer o M28, e logo fomos recepcionados e conduzidos á uma van que nos levaria ao aeroporto de Jacarepaguá, pela bela Lauren Allen, da comunicação social da Sikorsky.

Chegamos ao hangar da Líder Taxi Aéreo, onde estava nos aguardando uma equipe da Sikorsky que nos apresentou a aeronave. Partimos para pista e tivemos o primeiro contato com o M-28, uma aeronave simples e robusta, com asa alta, equipada com os bem conhecidos P&W PT-6.  Realizamos várias fotos e recebemos uma breve apresentação das particularidades desta aeronave e o briefing para finalmente nos acomodarmos no interior do M28 e realizar o voo tão esperado.

A aeronave possui uma rampa traseira que possibilita um rápido e fácil acesso ao interior da aeronave, equipada com um guincho para 500kg, e portas com acionamento elétrico.

A aeronave que nos foi disponibilizada estava configurada para transporte de passageiros e duas macas. Possuindo um bom espaço interno, que durante as avaliações do Exército Brasileiro, foi o único dos concorrentes capaz de transportar uma “voadora” e um conjuntos de pás do Black Hawk.

O painel de instrumentos é bastante simples, apresentando ainda muitos instrumentos analógicos, porém bem dispostos no painel da aeronave. Os assentos dos pilotos muito bem posicionados e confortáveis.

Externamente a aeronave é bem robusta, apresentando extrema simplicidade, o que torna fácil a sua manutenção em áreas desprovidas de estrutura, como será o caso da operação na Amazônia.

A dançarina no painel
Então finalmente chegou o tão esperado momento de nos acomodarmos nos assentos, afivelar os cintos e partir para o voo.  Posicionei-me na última fila de assentos e nosso fotografo se posicionou lá atrás próximo á rampa de carga a fim de fazer belas fotos que o leitor pode conferir em nesta matéria.

Após um suave taxi até a cabeceira, sentimos o despejar da potencia nos motores, que rapidamente atingiram a potencia desejada e logo sentimos uma suave pressão contra o assento e após uma curtíssima corrida ganhamos o céu, a decolagem foi extremamente curta, e a razão de subida muito boa, ganhamos altitude muito rápido e logo estávamos sobre o Oceano Atlântico, sobrevoando a orla carioca.

O M28 possui um ótimo isolamento acústico, além de ser muito estável, realmente uma aeronave muito “gostosa” de voar. Os comandos se mostram muito precisos, com uma boa resposta, sendo muito dócil.

Foto: Luiz Gomes - Divulgação
Logo ouvimos a sirene e então a rampa de carga foi aberta, para surpresa de todos, não houve turbilhonamento no interior da aeronave, o que facilita e muito a operação de lançamento de cargas e paraquedistas.

Após um prazeroso voo, que nos deixou uma ótima impressão quanto a aeronave, regressamos á Jacarepaguá, onde realizamos um pouso curtíssimo e extremamente suave, onde mal sentimos a desaceleração da aeronave, o que nos mostrou na prática a capacidade de pouso em pistas curtas.

Chegamos ao fim do voo, desembarcamos e compartilhamos na sala vip da Líder Taxi Aéreo as nossas impressões, que foram unânimes ao afirmar que o M28 é realmente uma excelente aeronave, sendo uma ótima opção para operar com o Exército Brasileiro. Após um breve debriefing com os representantes da Sikorsky e seus assessores de imprensa, agradecemos pela oportunidade de voar o M28.

O M28 realmente é uma máquina fantástica e atende aos requisitos do Exército Brasileiro, sendo uma boa opção para iniciar a operação de asas fixas no EB e prover assistência aos batalhões de fronteira e a população da região amazônica, serviço que foi muito afetado com a desativação dos C-115 “Buffalo” da FAB. Caso a escolha do EB seja o M28, temos a certeza de que estaremos servidos por uma excelente aeronave.


Ficha Técnica:

Tripulação:    2
Passageiros: 19
Carga ùtil: 2.300kg
Comprimento: 13,1 m
Altura: 4,9 m
Envergadura: 22,06 m
Peso vazio: 4.300 kg
Peso Máximo: 7.500 kg
Motores: 2 × turboélices Pratt & Whitney Canada PT6A-65B
Raio de Ação: 1.500 km



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