Nascido para atender as demandas da Força Aérea italiana, que se tornou o cliente responsável pelo lançamento do ATR-72 MP versão do já consagrado turboélice comercial ATR-72-600, que vem para atender aos requisitos e cumprir com as missões de patrulha marítima, pesquisa e identificação de navios de superfície, inteligência eletrônica, SAR (busca e salvamento), prevenção de pirataria, contrabando e tráfico de drogas e segurança das águas territoriais, que viria a substituir os então obsoletos Breguet Br.1150 Atlantique. A aeronave também pode transportar pessoal e pára-quedistas.
A versão MP é baseada no projeto ATR-72ASW, desenvolvido pela Leonardo para a marinha turca, com os sistemas especificamente concebidos para a guerra anti-submarino substituído por um conjunto completo de equipamentos de C4I: multi-datalink com plena integração através do Link 16, Link11 , Satcom Ku / Ka, vórtice, VMF e Classificador Radar, mais ESM ELINT capacidade (vigilância eletrônica - inteligência eletrônica). O sistema de missão se baseia em quatro estações de operação, utilizando a versão mais recente do sistema de missão Airborne Tactical Observation and Surveillance (ATOS). A aeronave foi projetada com as medidas necessárias para permitir a futura integração de sensores adicionais para a missão de guerra anti-submarina (ASW).
O sistema de missão ATOS é totalmente integrado com um Glass Cockpit, sendo uma versão militarizada do ATR 72-600, (incluindo TACAN, dois SAASM VI INS / GPS e um IFF TX) e um sistema de gerenciamento de rádio. Com quatro estações estratégicas de operador intercambiáveis para simplificar as operações, o sistema integra três sensores principais: Uma torre FLIR Star Safire HD, um radar AESA SELEX Galileo Sea Spray 7000E e uma suite auto-proteção ESM ELT800V2 Eletrônica, fornecendo ao sistema de missão ATOS a capacidade de gerir o cenário tático, e permitindo também a capacidade de realizar missões ELINT.
O conjunto de sistema de auto-proteção, derivado daquele montado nas aeronaves de transporte militar C-27J Spartan, inclui Flare e Chafts, sistema de laser de detecção de ameaças e um novo sistema RWR / ESM com capacidades ELINT e geolocalização. A suíte é complementada por um novo computador para a gestão do DASS, operado a partir do cockpit através de um visor dedicado no painel de controle do sistema.
A configuração eletrônica da aeronave também inclui um Sistema de Identificação Automática (AIS) e uma ASARS C-SAR (dispositivos de cifragem, e rádio por satélite para comunicações seguras).
O ATR-72MP dispões de dois turbopropulsores Pratt & Whitney Canada PW 127M.
O ATR 72 MP serve como plataforma de vigilância de baixo custo, sendo um grande concorrente no vasto mercado que esta se abrindo com a chegado ao limite de vida dos Breguet Atlantique e P-3 Orion, sendo uma alternativa de custo muito atraente se comparado ao americano P-8 Poseidon ou mesmo ao Airbus C-295MPA, o maior concorrente da solução á italiana.
A Força Aérea Italiana fechou o contrato para a aquisição de quatro aeronaves ATR 72 MP para substituir os seus envelhecidos Breguet Atlantique em Dezembro de 2008. Dando início ao primeiro contrato de venda desta versão do ATR-72-600 ASW. Ainda dentro do programa de aquisição dos ATR-72MP italianos, foi firmado com a Leonardo um contrato de 137,4 milhões de dólares em novembro de 2011, sendo este voltado ao fornecimento do suporte logístico para as quatro aeronaves ATR-72MP da Força Aérea Italiana. As entregas tiveram início em 2016, e será finalizada em 2017, onde recentemente a primeira aeronave ATR-72MP foi apresentada na feira militar LIMA 2017 na Malásia, sendo alvo de grande interesse por diversas delegações.
O ATR 72 MP é fabricado com materiais compostos, o que torna a aeronave altamente resistente a danos e a corrosão por conta da maresia. A célula é projetada para receber sensores e outros módulos específicos para função, como janelas de bolha e uma porta operável em voo.
Comparado ao ATR-42MP, aeronave de menor porte que é o antecessor deste novo projeto, esta aeronave apresenta uma resistência significativa superior, mais espaço interno e os mais modernos sistemas de missão do mercado. O ATR-72MP apresenta atraentes características operacionais, com um peso operacional vazio de 14.586kg e peso máximo de decolagem na ordem de 23.000kg. A carga útil é de 5 toneladas.
O ATR-72MP possui a velocidade máxima de 459.29km/h. Com teto máximo operacional de 7.620m, podendo realizar patrulha de até dez horas a 1.524m de altitude. A aeronave pode decolar de pistas com até 1,170m e pousar em pistas de apenas 630m. Capaz de operar em condições climáticas extremas. Possui um Hotel Mode, que permite que a aeronave opere a partir de bases remotas.
O ATR-72MP é hoje uma interessante opção no mercado de aeronaves de patrulha marítima, devendo em breve lograr novos contratos e abocanhar uma significativa fatia deste nicho que tende a nos próximos anos apresentar uma forte demanda por novas aeronaves, uma vez que as atuais frotas encontram se no final de seus ciclos operacionais.
No Brasil temos operado com os vetustos P-3 AM Orion, que foram adquiridos usados e demandaram um grande investimento em sua repotencialização, principalmente por conta de fissuras descobertas em suas asas, o que demandou um grande investimento e tempo para disponibilização das mesmas. Porém, há sim uma necessidade de em breve investir em uma nova plataforma de patrulha marítima, onde o ATR-72MP se enquadraria em nossas necessidades, embora eu acredite e apostaria em uma versão de patrulha marítima montada sobre a plataforma das aeronaves da série E-195 E2 da Embraer, que atenderiam de maneira inquestionável todas as nossas demandas, podendo sim operar em conjunto com aeronaves como o ATR-72MP ou mesmo o C-295MPA.
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