As Forças Democráticas Sírias (SDF), uma aliança de forças árabes e curdas no norte da Síria, recebeu veículos blindados dos EUA, indicando um maior apoio de Washington sob a administração do presidente Donald Trump.
Um pequeno número de veículos chegou há quatro ou cinco dias, disse à Reuters o porta-voz da SDF, Talal Silo.
"Anteriormente não tínhamos apoio nesta nível, tínhamos apenas armas leves e munições", acrescentou . "Há sinais de apoio total da nova liderança americana, mais do que antes era fornecido para nossas forças.
O carregamento foi confirmado pelo porta-voz do Pentágono, John Dorrian, que disse que foi realizado "usando as autoridades existentes, no interesse de ajudar a proteger nossa força parceira da ameaça dos IED (dispositivos explosivos improvisados)".
O Pentágono também disse que os planos para entregar os veículos são anteriores ao governo Trump, mas foi um sinal de seu compromisso renovado para derrotar o EI, que o novo presidente dos EUA prometeu como parte de sua campanha.
O SDF, que inclui as forças da milícia síria YPG curda, é parte do que os EUA queriam forjar em uma força contra o grupo terrorista Estado Islâmico. A administração do ex-presidente Barack Obama expressou planos para lançar um cerco ao baluarte do EI na Síria, Raqqa, semelhante à operação em Mosul, no Iraque. Os planos ainda não foram implementados.
Silo disse à agência de notícias que o SDF tem planos para uma "nova ação" contra a EI dentro de alguns dias , mas não entraria em detalhes.
Uma fonte militar curda disse separadamente a Reuters que o SDF estava planejado assumir o controle de uma estrada que liga Raqqa e Deir er-Zor, onde as forças do EI estão tentando tomar o controle da provincia do exército sírio.
"A próxima fase da campanha visa isolar completamente Raqqa", disse a fonte militar curda, que se recusou a ser nomeada."Para conseguir isso, é preciso chegar à estrada Raqqa-Deir al-Zor", disse a fonte. "Esta missão será difícil".
GBN com Reuters e agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário