Donald Trump anunciou nesta terça (6), que irá cancelar a aquisição junto a Boeing de uma nova aeronave presidencial. Alegando o alto custo, que esta chegando a casa dos 4 bilhões de dólares!
A Força Aérea dos EUA selecionou a Boeing para projetar a próxima aeronave presidencial norte americana em 2015. A Boeing então apresentou um projeto com um 747-8 modificado, e era esperado a aquisição de dois dos novos Air Force One até 2024.
Embora seja construído sobre uma plataforma consagrada, como o 747-8, o preço de um Air Force One é enorme em comparação com o de um 747-8 comercial em sua configuração padrão custaria, isso se deve principalmente devido às suítes eletrônicas e sistemas defensivos necessários para atender as necessidades do transporte presidencial.
As ações da Boeing registraram uma sensível queda após o anuncio do futuro presidente dos EUA.
Segundo especialistas o custo de 4 bilhões é justificável em se tratando de duas aeronaves que desempenham não apenas a nobre tarefa de transportar o presidente dos EUA, mas tais aeronaves são também postos de comando em voo e possuem capacidades ímpares em todo mundo, sendo capazes de comandar não apenas as forças de defesa, mas também designar e autorizar ataques termonucleares, contando com os mais avançados sistemas de comunicação, comando e controle, além de possuir capacidade de proteção.
Segundo o plano de aquisição no orçamento da Força Aérea 2,9 bilhões seriam investidos em pesquisa, desenvolvimento, teste e financiamento de avaliação até o ano fiscal de 2021. A aquisição de cada aeronave deverá chegar em cerca de 1 bilhão de dólares, chegando a cifra de 4 bilhões questionada por Trump.
Apesar do anúncio de Trump, a Boeing ainda vê com otimismo e acredita que o programa deverá ser mantido após a posse de Trump.
GBN Seu canal de informações e notícias
0 comentários:
Postar um comentário