A Rússia está atualizando consideravelmente o poder de fogo de sua Frota Báltica com o acréscimo de navios de guerra armados com mísseis de longo alcance para se contrapor aos reforços da Otan na região, afirmou a mídia russa nesta quarta-feira.
Não houve confirmação oficial de Moscou, mas as reportagens irão aumentar as tensões no mar Báltico, já acentuadas desde que a Rússia anexou a região da Crimeia em 2014, e causar alarme particularmente na Polônia e na Lituânia, que fazem fronteira com uma base russa no local.
A mobilização relatada ocorre no momento em que a Otan planeja sua maior escalada militar nas fronteiras russas desde a Guerra Fria para refrear uma possível agressão de Moscou.
O jornal russo Izvestia citou uma fonte militar segundo a qual os dois primeiros de cinco navios, o Serpukhov e o Zeleny Dol, já entraram nas águas do Báltico e em breve irão integrar uma divisão recém-formada em Kaliningrado, um encrave da Rússia na Europa entre a Polônia e a Lituânia.
Outra fonte a par da situação disse à agência de notícias Interfax que as duas embarcações de guerra irão se juntar à Frota Báltica nos próximos dias.
"Com o aparecimento de dois navios de mísseis pequenos armados com os mísseis de cruzeiro Kalibr, o alcance potencial de alvos da Frota será ampliado significativamente no palco militar do norte europeu", disse a fonte à Interfax.
O Ministério da Defesa russo, que no começo do mês afirmou que os dois barcos estavam a caminho do mar Mediterrâneo, não respondeu a um pedido de comentário, mas os militares suecos e da Otan confirmaram que os navios de guerra entraram no Báltico.
Fonte: Reuters
0 comentários:
Postar um comentário