Voa primeira aeronave C-295, conhecido como C-105A Amazonas no Brasil, esta é a primeira aeronave de um lote de quatro em sua versão de patrulha marítima adquiridas pela Força Aérea Brasileira.
A nova aeronave das quatro previstas para Força Aérea Brasileira (FAB), que serão configuradas para atender as missões de busca e salvamento. A FAB já opera com 12 aeronaves C-105A Amazonas (C-295), as primeiras chegaram ao Brasil em 2007 e a última foi entregue em 2009 afim de substituir os vetustos C-115 Buffalo, tendo a aeronave da CASA ( depois Airbus) C-295 saído vencedora na disputa pelo programa CL-X2.
A FAB afim de ocupar a lacuna nas suas capacidades SAR, destinou duas aeronaves C-105A para atender a estas necessidades de busca e resgate SAR, tendo realizado um processo de adaptação das mesmas para executar a missão, tendo recebido sensores e sistemas específicos para a nova missão, além destas modificações a nomenclatura dessas passou a ser SC-105.
O novo lote de C-105, será designado SC-105 SAR deverá iniciar seus voos sob o cocar da FAB entre 2017 e 2019, sendo a primeira entregue no primeiro trimestre do próximo ano. A nova aeronave SC-105 incorpora o que há de mais moderno no campo de missões SAR, elevando significativamente as capacidades dos esquadrões de busca e resgate.
Como podemos observar na foto, a aeronave exibe o número 157, que indica que esta é a 157ª aeronave C-295 fabricada, demonstração do bem sucedido projeto da antiga CASA hoje parte da Airbus.
GBN seu canal de informações e notícias
0 comentários:
Postar um comentário