O Messerschmitt Me-262 foi o primeiro avião de caça a jato operacional no mundo e também o primeiro caça a jato do mundo produzido em série. O primeiro voo bem sucedido de um jato Me-262 ocorreu no dia 18 de julho de 1942.
A aeronave tinha dois apelidos: Schwalbe ( "Swallow") para a versão de caça, ou Sturmvogel ( "Storm Bird") para a versão caça-bombardeiro.
O trabalho no projeto começou antes da Segunda Guerra Mundial começar, mas problemas com o motor, problemas metalúrgicos e a interferência de nível superior atrasaram o desenvolvimento da aeronave que só atingiu o estado operacional com a Luftwaffe em meados de 1944.
O Me-262 foi mais rápido e fortemente armado que qualquer caça aliado, incluindo a jato britânico Gloster Meteor.
Os pilotos desta aeronave reivindicaram um total de 542 mortes, embora hajam reivindicações muitas vezes maior do que o que foi realmente derrubado.
Capturados, os Me-262 foram estudados e realizaram voos de teste pelas grandes potências, e, finalmente, influenciaram o desenho de um grande número de aeronaves do pós-guerra, como o F-86 Sabre e Boeing B-47 Stratojet.
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Messerschmitt Me-262 "Lady Jess IV", capturado pelos americanos. No fundo é visível uma parte de outro Messerschmitt ME-262 |
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Fábrica subterrânea de Me-262
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Messerschmitt Me-262 capturado pelos britânicos no aeródromo em Lubeck. Ao fundo, à direita um Junkers Ju-88 |
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Técnicos inspecionar um Messerschmitt Me-262V7, número de série 130303 no aeroporto na Alemanha após a rendição da Alemanha |
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Me-262 capturado em Salzburgo, aparentemente estava sendo preparado para ser destruído pelas forças alemãs afim de evitar sua captura |
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Um par de Me-262 A-1A a beira da estrada Munique - Salzburg |
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O piloto de testes e engenheiro russo, tenente-coronel Andrei Kochetkov, se preparando para testes de voo com um Me-262 capturado |
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O tenente-coronel Andrei Kochetkov, decola com o Me-262 capturado pelos soviéticos |
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Me-262 pronto para decolar |
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Me-262 A-1a na linha de voo |
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Me-262B-1a/U1 caça noturno. Observe a antena de radar Neptun no nariz e o segundo assento para o operador de radar |
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Me-262 e os pilotos do Jagdverband 44 |
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foto do cockpit de um Me-262A-1a |
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Me-262 experimental com canhão Rheinmetall Mauser BK5 50 milímetros capturado pelos EUA |
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O primeiro Me-262 a chegar as mãos dos Aliados quando o piloto de testes desertou em março de 1945. |
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Me-262 acidentado |
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Um motor a jato "Jumo 004" está sendo avaliado por engenheiros aliados |
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Aeronaves Me-262 vitimas de um bombardeio aliado |
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Em Frankfurt um Me-262 é avaliado por aliados após sua captura
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B-24 "liberator" abatido por um Me-262 |
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Me-262 abatido por um P-51 "Mustang" |
Características gerais
- Tripulação: 1
- Comprimento: 10,60 m (34 ft 9 in)
- Envergadura: 12,60 m (41 ft 6 in)
- Altura: 3,50 m (11 ft 6 in)
- Área da asa: 21.7 m² (234 ft²)
- Peso vazio: 3.795 kg (8.366 lb)
- Peso carregado: 6.473 kg (14.272 lb)
- Max. peso de decolagem: 7.130 kg (15.720 lb)
- Powerplant: 2 × Junkers Jumo 004 B-1 turbojatos, com 8,8 kN (1.980 lbf) cada.
Desempenho:
- Velocidade máxima: 900 km / h (559 mph)
- Gama: 1.050 km (652 mi)
- Teto de serviço: 11.450 m (37,565 ft)
- Taxa de subida: 1.200 m / min (No peso máximo de 7.130 kg) (3.900 pés / min)
- Empuxo / peso: 0,28
Armamento:
- Armas: 4 × MK 108 de 30 milímetros (A-2A: dois canhões)
- Rockets: 24 × 55 mm (2,2 polegadas) foguetes R4M
- Bombas: 2 × bombas de 250 kg (550 libras) ou 2 × bombas de 500 kg (1.100 lb) (variante A-2a)
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