O primeiro protótipo completo do motor General Electric GE9X, que será o maior propulsor criado para um avião, entrou na fase de testes em solo nas instalações da Peebles Testing Operation da GE Aviation, em Ohio, nos Estados Unidos. O motor equipará novos Boeing 777-8 e 777-9, que estão em fase de desenvolvimento.
“Os testes no solo vão gerar os dados dos sistemas como um todo, incluindo desempenho aerodinâmico, verificação mecânica e validação do sistema térmico”, diz Bill Millhaem, gerente geral dos programas dos motores GE90/GE9X.
Os ensaios de maturação do motor GE9X tiveram início há cinco anos e evoluíram do nível de componentes até o teste completo. Comparado a outros programas de motores, os ensaios do GE9X iniciaram apenas seis meses após a finalização do projeto. O que garante que todos os ensinamentos e mistérios do novo motor sejam aprendidos nos modelos de certificação.
Os próximos meses serão de grande atividade para as equipes envolvidas no GE9X com o início dos testes de cerificação e de ensaios de voo, que serão conduzidos por um veterano Boeing 747-100 da GE Aviation. O avião designado pela GE como flying testbed (FTB) esteve envolvido das principais campanhas de certificação do fabricante, inclusive do primeiro GE90, desenvolvido no início da década de 1990.
Com quase 700 modelos encomendados, o GE9X pertence à classe de motores com potencia nominal acima das 100.000 lbf. O modelo terá um fan de 134 polegadas de diâmetro alojada em nacele de material compósito, 16 palhetas de compósitos de fibra de carbono de quarta geração, pressure-ratio de 27:1 e compressor de alta pressão de 11 estágios.
Fonte: AeroMagazine
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