O Exército Brasileiro anunciou na última quinta-feira (14) a escolha do Iveco LMV como o vencedor do seu programa para obtenção de uma Viatura Blindada Multitarefa leve sobre rodas (VBMT-LR).
O exército espera em breve concluir as negociações com a empresa para a assinatura de um contrato que prevê a aquisição inicial de 32 veículos em configurações multifunção.
O LMV da Iveco foi selecionada após uma disputa com o veículo Tupi da Avibrás, uma versão do Renault Sherpa.
O contrato com a Iveco também incluirá apoio logístico, peças de reposição e treinamento. Os veículos em configuração de transporte de tropas devem incluir capacidade para comunicações pela rede do governo, lançadores de granada de fumaça, posição para montagem de arma e uma estação de arma de controle remoto ARES REMAX (Reparo de metralhadora Automatizado).
O Iveco LMV (Light Vehicle Multirole) é um veículo 4x4 tático desenvolvido pela Iveco, esta atualmente em serviço em diversas nações. Após a sua adoção pelo exército italiano, onde é conhecido sob o nome de VTLM Lince (Veicolo-tattico-Leggero-Multiruolo), ganhou outro disputado programa o FCLV (Future Command and Liaison Vehicle) do exército britânico, onde foi adotado sob o nome de Panther. Além da Itália de e Reino Unido, a Bélgica , Croácia , Noruega , Rússia e Espanha também adotaram o Iveco LMV em suas forças armadas . O exército italiano enviou algumas de suas viaturas "Lince" ao Afeganistão, onde se destacou por ter salvo a vida dos seus tripulantes em vários ataques com IEDs .
GBN com agências de notícias
0 comentários:
Postar um comentário