Neste primeiro dia da LAAD 2016, logo na entrada do pavilhão de exposições do Riocentro eu me deparei com uma viatura robusta que de imediato atraiu minha atenção devido á algumas de suas características, este era o Guará 4WS nova viatura da Avibrás, uma das mais conceituadas indústrias de defesa do Brasil e muito conhecida pela qualidade e variedade de seus produtos e sua família de viaturas blindadas e variantes diversificadas.
Esta é a primeira vez que a Avibrás participa da LAAD Security, o que vem a contribuir para o crescimento do evento e o peso deste evento no mercado de segurança pública, reunindo importantes empresas do setor de defesa e segurança nacionais e estrangeiros.
A viatura exposta na LAAD trata-se do segundo protótipo da nova viatura Guará 4WS 4X4 que esta em fase de homologação. A nova viatura, desenvolvida pela Avibras em tempo recorde, segundo informações que recebi de seus representantes, cerca de 8 meses após a decisão de entrar neste nicho de mercado que hoje é ocupado exclusivamente por viaturas importadas, em parte devido ao vácuo que existia até o lançamento do Guará 4WS. O que mais chama atenção na viatura é sua robustez, sua blindagem pode incorporar o padrão STANAG 4586 nível 3. possuindo importantes vantagens frente aos concorrentes, dentre estes aprimoramentos traz incorporada toda a tecnologia aplicada pela empresa em seus projetos de emprego militar de reconhecido sucesso. O resultado é um veículo com excelente nível de proteção balística e com a capacidade de rápido aumento ou redução dessa proteção em função da concepção modular que foi aplicada no projeto. A elevada agilidade e extrema mobilidade com tração 4x4 e esterçamento nas quatro rodas são características que dão maior mobilidade a viatura, conferindo um raio de giro que permite sua operação em vielas e ruas estreitas bem características nas comunidades Brasil afora e são pontos fundamentais para os modernos teatros de operação urbano e rural.
O Guará 4WS possui capacidade para 5 tripulantes equipados, podendo em uma de suas variantes de transporte de pessoal acomodar ate 10 tripulantes, possuindo características que o qualificam para o emprego tático tanto em zona urbana como rural, podendo ser empregados por tropas militares ou orgãos de segurança pública.
O Guará possui uma escotilha no teto, onde pode ser montado um reparo com metralhadora para uso militar, ou ser utilizado por atiradores de elite no caso da versão aplicada a segurança públicas.
Outro ponto positivo nesta nova viatura é o fator nacionalização de componentes, onde o indice de nacionalização atinge um elevado patamar, começando por seu chassis projetado e fabricado pela Avibrás no Brasil.
Em breve traremos uma materia especial apresentando mais profundamente essa inovação que a Avibrás apresenta ao mercado.
GBN seu canal de informação e notícias
0 comentários:
Postar um comentário